O Parque Estadual Cerca Grande, localizado no distrito de Mocambeiro, em Matozinhos, tem se destacado pelo seu valor arqueológico, paleontológico e histórico, especialmente por meio do projeto educativo “Uma viagem à pré-história”. Na última sexta-feira (30/8), alunos da Escola Estadual Felícia Fernandes Campos participaram de mais uma etapa do programa, que visa promover o conhecimento sobre o sítio arqueológico local.
A iniciativa, que começou em 2017, oferece aos estudantes uma experiência imersiva, permitindo que conheçam as descobertas arqueológicas e o modo de vida dos caçadores-coletores da pré-história. O projeto inclui visitas ao parque, palestras e dinâmicas com foco em reforçar o conteúdo aprendido na sala de aula.
Durante a atividade mais recente, o arqueólogo Leandro Vieira da Silva explicou a chegada dos seres humanos nas Américas e o impacto ambiental ao longo do tempo. As atividades do projeto terão continuidade em setembro, quando será abordada a transição das pinturas rupestres para o surgimento da escrita.
O Parque Estadual Cerca Grande é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil e faz parte da Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa.
Fonte: IEF