sábado, 24 de fevereiro de 2024

Contato

Pedro Leopoldo, Matozinhos e outras 738 cidades mineiras estão em alerta para temporal de até 50 mm nesta quarta

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de pancadas de chuva para 745 cidades mineiras nesta quarta-feira (27). A previsão indica que o volume de chuva pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. A precipitação vem acompanhada ainda de ventos intensos, que podem atingir entre 40 e 60 km/h.

Estão sob alerta cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Vale do Mucuri e Norte de Minas.

Segundo o Inmet, as condições meteorológicas oferecem risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para Belo Horizonte, que está faixa de alerta, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 20°C, a máxima estimada é de 30°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 45% à tarde.

Para conferir a lista de cidades atingidas pelo alerta do Inmet, clique aqui.

Em caso de temporal, confira as orientações:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.  
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.    
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.    
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.    
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).  
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.   
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.  

Fonte: Hoje em Dia.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.