A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa neste sábado, 11 de junho, o mutirão de cirurgias de Catarata em pacientes que aguardam na fila de espera. Serão realizadas 40 cirurgias de cataratas, e um total de 120 estão programadas para realizar o procedimento. É a primeira vez que Pedro Leopoldo realiza um mutirão de operações da doença pelo SUS, onde todo o processo é realizado no município.O objetivo da ação é acelerar os atendimentos aos cidadãos que estão aguardando a abertura de vagas para a operação.
A doença de catarata é uma das principais causas da cegueira no mundo e é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural localizada nos olhos e que tem como função propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Responsável por 20 milhões de cegos no mundo, no Brasil cerca de 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Hélio Renato Neri, a doença afeta principalmente a população com mais de 60 anos de idade. “As pessoas estavam perdendo a qualidade da visão. Agora essas pessoas terão mais qualidade de vida”.
O procedimento será realizado no Hospital e Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho, custeado pela Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo. O restante das cirurgias acontecerão nos dias 16 e 17 de julho.
Quem estiver na fila de espera por cirurgia de catarata em Pedro Leopoldo, deve comparecer na Secretaria Municipal de Saúde, setor de regulação com o protocolo em mãos para mais informações.
Telefones de contato:
3660-5127 / 98814-6259 / 98814-6902 / 98814-4121 / 98814-3923