Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão contar com coleta domiciliar de sangue pela rede pública municipal de Belo Horizonte. A medida foi estabelecida por uma lei sancionada pela Prefeitura e publicada nesta quarta-feira (19).
Para solicitar o atendimento, será necessário apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e apresentar o consentimento do responsável legal ou cuidador. A necessidade da coleta em casa também será avaliada pela equipe de saúde.
O serviço deverá ser realizado por profissionais capacitados para atender pessoas com TEA, considerando as necessidades individuais de cada paciente. A proposta busca reduzir estresse e possíveis crises sensoriais ou comportamentais durante o procedimento.
A legislação também prevê a possibilidade de parcerias com laboratórios, universidades e outras instituições para viabilizar o programa.
Fonte: O Tempo
Foto: StockLab/Shutterstock













