O tema POLUIÇÃO foi uma das pautas da reunião ordinária da Câmara de Matozinhos, nesta terça-feira (20). O assunto foi abordado pelo Vereador Cláudio Cecé.
O parlamentar solicitou ao Presidente do Legislativo, Vereador Márcinho do Liberdade, a realização de uma reunião entre os colegas de plenário, com a máxima urgência, discutir este problema. “Nas redes sociais o povo está pedindo socorro. Nós estamos acompanhando em nossas residências o quanto isso (poluição) está castigando os moradores”, disse.
O vereador frisou que as Leis estão defasadas e é preciso discutir o assunto para melhorá-las, de forma a dar munição ao Poder Executivo para executá-las. “Deixo claro, não estou em momento algum falando em tirar empregos da cidade. Dá para conviver muito bem com empresas, empregos, tendo um ar mais puro e, consequentemente, menos poluição e garantia de saúde a nossa população”.
Uma hipótese, após a reunião que será realizada, possivelmente, na semana que vem, é a criação de um Projeto de Lei para que, nas palavras do vereador: “resolva essa questão”.
“Quando falo em poluição não é somente a questão das empresas. Também incluo as queimadas, os incêndios em vegetações durante a madrugada, entre outras. Podemos dar uma reposta à sociedade antes que nos cobrem sobre isso, colocando um ponto final nessa angústia que vivemos todos os anos”, concluiu Cecé.
O Vereador Ítalo também comentou sobre o assunto em suas considerações finais.
É válido ressaltar que Matozinhos tem um Código Ambiental aprovado recentemente pela Câmara, mas pouco usado até hoje. A reclamação mais constante da população e a falta de fiscalização, principalmente, em horários não comerciais e finais de semana.
A data desta possível reunião não foi informada.