domingo, 19 de maio de 2024

Contato

Por que comemos lentilha no Ano Novo? Saiba a origem

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A virada de ano é marcada por uma série de simpatias para garantir prosperidade, saúde e boas energias para o ano que começa.

Um das principais ritos é comer lentilha na noite de Réveillon — seja durante a ceia ou, segundo determinadas crenças, 12 grãos tão logo o relógio anuncie a hora da virada. O objetivo? Atrair dinheiro e fartura.

Essa tradição teria sido trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos, mas a fama do grão é muito mais antiga.

O livro de Gênesis conta que Esaú, o primeiro filho de Isaac, abriu mão da primogenitura para o irmão Jacó em troca de um prato de ensopado de ervilhas e tornou-se chefe rico e poderoso.

“A partir daí, a crença de que comer lentilha traz fartura e prosperidade passou a correr o mundo e se tornou tradição do Ano-Novo na Europa, na América do Sul e também nos Estados Unidos”, diz o docente Beto Almeida, coordenador do curso de gastronomia da Anhembi Morumbi Ensino Digital.

Beto lembra também que parte dessa mística também está associado ao formato redondo e achatado do grão, que lembra uma moeda.

Animou para reforçar ou entrar na tradição neste Réveillon?

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.