sábado, 18 de maio de 2024

Contato

Prefeitura de Sete Lagoas realiza visita técnica ao Arquivo Público Mineiro

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

No último dia 5 de abril representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) e de Educação, Esportes e Cultura (SMEEC) de Sete Lagoas realizaram uma visita técnica no Arquivo Público Mineiro (APM), em Belo Horizonte, equipamento administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), do Governo de Minas.

As representantes da Prefeitura buscam fundamentação para o projeto voltado para a Via Liberdade, e oportunamente conheceram a estrutura e o funcionamento do APM, bem como a natureza da documentação que está sob sua guarda. Participaram da visita a gerente de Turismo da Semadetur e Presidente do COMTUR, Claudia Elane de Souza Soares, e Shirley Francisca Silva Fonseca, historiadora da SMEEC, responsável pelo Departamento de Museus e Patrimônio Histórico.

O Arquivo Público Mineiro tem fortalecido suas ações junto aos municípios de Minas Gerais, por meio de assessorias e visitas técnicas que têm como objetivo orientar a criação e o aperfeiçoamento dos arquivos públicos mineiros e desde o início das ações de apoio aos municípios, em 2021, foram prestadas aproximadamente 150 assessorias a municípios. Além das assessorias, o APM oferece capacitações às equipes envolvidas nas atividades de conservação e preservação dos acervos.

“Foi muito importante para Sete Lagoas essa visita, que abre ainda mais a interlocução entre o Município e o Estado. Ampliamos as perspectivas de acesso às informações e orientações ao corpo técnico do município”, pontuou Claudia Elane. Para Shirley Fonseca, a visita foi importante para “contextualizar Sete Lagoas e encontrar um campo amplo para outras diversas ações futuras, pautadas nas políticas públicas estaduais de Cultura e Turismo.”

Via Liberdade
O projeto Via Liberdade, do Governo de Minas, é considerado o maior programa de sinalização turística da América Latina. A rota ligará 309 municípios nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, interligando as belezas históricas, culturais, artísticas e turísticas entre os quatro territórios, a maior parte deles passando pela BR-040. O Via Liberdade seguirá o percurso de 1.179 km da BR-040, sendo 830 km em Minas Gerais. O Governo de Minas publicará um decreto criando as novas rotas turísticas com articulação junto aos municípios.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.