O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sete Lagoas ganhou um moderno sistema de informatização de atendimento que é utilizado pelos profissionais durante o chamado médico. O investimento em tecnologia digital e rastreamento em tempo real das unidades de atendimento garante mais eficiência e segurança nos mais de mil atendimentos realizados mensalmente pelo serviço.
A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – mudou uma realidade do SAMU que perdurava desde sua fundação há 18 anos. A modernização colocou fiz ao sistema analógico e ainda ao controle de procedimentos por meio de anotações em papel. Além disso, o monitoramento das ambulâncias em tempo real permite o acesso ao paciente em menor tempo possível.
“Esta informatização significa eficiência para a prestação de um melhor serviço à sociedade. Agora, a cobertura durante todo o processo de atendimento é realizada pela central de regulação. Este gerenciamento preciso vai garantir o salvamento de muitas vidas”, comento o prefeito Duílio de Castro durante visita à sede do SAMU nesta segunda-feira, 7.
A sala onde as equipes de regulação trabalham foi equipada com um grande aparato técnico. O sistema também permite gravações de toda a comunicação garantindo respaldo às equipes e à população. Além disso, cada unidade de atendimento foi equipada com um smartphone onde podem ser feitos, por exemplo, registros de exames para envio imediato ao médico na central de regulação.
“Esta grandiosa conquista da atual gestão municipal permitiu colocar fim a uma grande carência. Foi uma mudança de era, deixamos para trás os papeis e entra a tecnologia e a computação. Facilitou muito o atendimento ao solicitante, aquela pessoa que precisa de socorro. Clareza e velocidade na comunicação permitem uma decisão mais assertiva para que o paciente seja conduzido a uma unidade com melhor recurso para o seu caso”, detalhou o médico Dr. Marcelo Fernandes, coordenador do SAMU.
Outro ganho significativo com a implantação do sistema foi a possibilidade de acabar com a perda de comunicação com as equipes durante o deslocamento. Essa ocorrência, denominada “sombra”, ocorria em função da perda de comunicação com os aparelhos analógicos. “Agora, não existe nenhuma área na cidade onde nossa equipe fique descoberta. Com este novo sistema, quando a telefonia falha, temos à disposição a comunicação via satélite. É um grande aparato tecnológico que garante a perfeita ação de toda a equipe da central de regulação”, completa Marcelo Fernandes.
Com uma frota de 12 viaturas e uma equipe de mais de 100 colaboradores preparados para todo tipo de ocorrência, o fortalecimento da estrutura, inclusive, pode ser um grande passo para o processo de regionalização do serviço, que já foi iniciado. “O primeiro objetivo com esta estruturação foi executar um projeto desejado há anos. A qualidade, eficiência e segurança para a população são enormes. Com a regionalização, a demanda tende a crescer e, por isso, temos que investir sempre no aumento da capacidade de assistência”, define o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.
ATENDIMENTO
O SAMU mantém uma base de dados completa detalhando as ocorrências de cada mês. A quantidade de ligações recebidas é uma prova da confiança da população no serviço. São mais de 5 mil chamados por mês entre orientações médicas e orientações fora do contexto médico. Entre os principais atendimentos estão: violência urbana e casos clínicos, psiquiátricos, obstétricos e pediátricos, além de ocorrências de traumas e as ligadas à Covid-19.