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Prefixo 0303 é obrigatório em ligações de telemarketing a partir de hoje; veja como bloquear e denunciar

Por Dentro De Tudo:

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A partir desta quarta-feira (8), todas as ligações de telemarketing ativo – oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas – deverão ser feitas com o prefixo 0303. Este é o prazo para que as empresas de telefonia fixa implementem a regra, já que o prefixo já era obrigatório desde março para chamadas originadas de telefones celulares.

O Ato nº 10.413, aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em novembro de 2021, também permite que clientes solicitem bloqueios preventivos para as operadoras de telefonia (saiba como abaixo).

“Com isso, a Anatel espera abrir mais uma frente no combate ao uso indiscriminado das redes de telecomunicações para a oferta indesejada de produtos e serviços”, declarou a agência no início da vigência do ato.

Como denunciar?

O prefixo 0303 é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo e as redes de telecomunicações deverão permitir a identificação clara, no visor do aparelho do usuário, desse número.

Além disso, as operadoras deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo, a pedido do consumidor. Aquelas empresas que não se adaptarem à novidade ficam sujeitas ao bloqueio do recurso de numeração.

Também é possível denunciar casos em que a regra for descumprida, junto à Secretaria Nacional do Consumidor. “Nesse sentido, nós solicitamos ao consumidor que, caso observe que ela não tem sido cumprida de forma adequada, que procure a nossa plataforma: consumidor.gov.br e registre lá a sua reclamação”, disse a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Lilian Brandão, na época da aprovação do ato.

Consulta pública

O telemarketing ativo é caracterizado por aquelas chamadas recebidas com a publicidade de serviços ou produtos, gravadas previamente ou não.

“Ao longo dos últimos anos, as chamadas de telemarketing têm se tornado cada vez mais abusivas, têm caído em descrédito ou desconfiança pelo consumidor. São chamadas de números diversos que não sabemos a procedência”, declarou o superintendente de Outorgas da Anatel, Vinícius Caram.

De acordo com a Anatel, as novas regras foram aprovadas após processo de consulta pública realizado nos meses de agosto e setembro do ano passado. Ao todo, foram recebidas quase 100 contribuições de consumidores, empresas e associações de defesa do consumidor e do setor de telecomunicações.

“Vamos reorganizar, adaptar, vamos nos reinventar para usar os recursos de numeração de forma consciente. Com respeito ao consumidor”, concluiu Vinícius Caram.

Com Agência Brasil

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