A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 227 unidades de cigarros eletrônicos, 160 essências com nicotina e outros insumos de tabacaria nesta terça-feira (24) no km 758 da BR-381, em Três Corações (MG). A carga foi avaliada em cerca de R$ 100 mil.
Segundo a PRF, a mercadoria foi encontrada após uma abordagem a um homem de 30 anos em um carro com placas de Sete Lagoas (MG). No veículo também tinha um passageiro de 24 anos. O motorista alegou que embarcou a carga em São Paulo (SP) e tinha como destino final a cidade de Sete Lagoas.
Ainda de acordo com a PRF, o cigarro eletrônico é mercadoria de circulação proibida no país, conforme consta no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009. Estão incluídos na proibição quaisquer acessórios e refis destinados ao uso em qualquer dispositivo eletrônico para fumar. Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses produtos”, escreveu a PRF em nota enviada à imprensa.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A carga foi encaminhada para ser armazenada na Receita Federal em Varginha (MG) e depois será destruída para reaproveitamento dos resíduos que puderem ser reutilizados.