fbpx

PRF apreende mais de 18 mil kg de droga em MG em 2023

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 18 mil quilos de drogas em Minas Gerais em 2023, a maioria maconha. O número representa um aumento de 18% em relação ao ano anterior. 

“A PRF vem se aprimorando cada vez no combate ao tráfico de drogas e, para isso, foram criados grupamentos especializados de combate ao tráfico, canis da PRF em diversas partes do país, os cachorros ajudam muito. Um trabalho sempre direcionado pela nossa área de inteligência”, disse o inspetor Aristides Junior, porta-voz da PRF em MG.

Com a maior malha viária do país, o estado está na rota do tráfico. As rodovias mineiras escoam parte da cocaína que vem de Bolívia, Colômbia e Peru. 

Uma parcela fica no Brasil, e o restante segue viagem a partir dos portos de Santos, Vitória e Rio de Janeiro para Europa e África. Já a maconha vem, principalmente, do Paraguai e faz o mesmo trajeto até chegar aos portos.

As drogas, que cruzam o estado e o país de ponta a ponta, são transportadas por pessoas conhecidas como “mulas”, gente contratada pra fazer o serviço sem expor o traficante. 

“As polícias ostensivas pegam os transportadores. A gente pega o formiguinha, o motorista da carreta que está transportando, mas o ideal, o fundamental é que se chegue aos donos dessas cargas, a quem está financiando isso”, afirmou o inspetor. 

Para o delegado Rodrigo Bustamante, a apreensão das drogas é importante, mas é necessário atingir o financeiro das organizações criminosas. 

“Fundamental é a gente sufocar, asfixiar a organização criminosa na sua modalidade financeira, tirar o capital dela. Se você tem menos dinheiro para investir, você adquire menos droga”.

Fonte: Globo Minas

Encontre uma reportagem