O Estação de Memórias busca criar espaços que registrem e difundam a memória local de estações ferroviárias em Minas Gerais e em todo Brasil. Ele já passou por cidades como Divinópolis, Matozinhos (MG) e Três Rios (RJ) e chega agora em Pedro Leopoldo (MG)!
A proposta do projeto é realizar atividades de levantamento e registros de histórias das localidades e da ferrovia e, ainda, criar espaço de exposição de tais registros dentro dessas estações. Em Pedro Leopoldo, o projeto criará um memorial da história do trem na Estação Ferroviária da cidade.
Serão realizadas rodas de histórias, entrevistas em áudio e em vídeo, levantamento de acervo fotográfico, documental e de objetos históricos para construção de um memorial focado na relação das pessoas com o trem na cidade.
A iniciativa tem duração de 11 meses e é realizada pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), com patrocínio da empresa Valor da Logística Integrada – VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com todo o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.
No próximo dia 09 (quinta-feira), às 10h, será realizado o Café com Prosa. Se você é um ferroviário aposentado, morador da cidade, tem interesse nesse tema ou conheça pessoas que se interessam, venha tomar um café e compartilhar com a gente as suas histórias com o trem de ferro em Pedro Leopoldo. O evento acontecerá no Prédio da Praça de Estação Ferroviária, localizado no endereço – Rua Dr. Rocha s/n – Centro – Pedro Leopoldo, MG.
Para mais informações sobre o projeto acesse: https://aic.org.br/atuacao/cultura/estacao-de-memorias/