Cinco integrantes de uma quadrilha especializada em furtos a agências bancárias foram presos em uma operação coordenada pela Polícia Civil do Espírito Santo com apoio da Polícia Rodoviária Federal. O grupo é acusado de arrombar sete agências bancárias em seis estados brasileiros: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Maranhão. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 2 milhões.
As prisões aconteceram em 15 de maio nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, mas as informações só foram divulgadas nesta quarta-feira (4). Os suspeitos foram identificados como Ricardo Moreira Gomes (34 anos), Maikon Ferraz Gonçalves (35), Paulo Cezar Teotonio da Silva (39), Leonardo Costa de Souza (39) e Rondinelli Batista Antônio (39). Eles vão responder pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Esquema organizado e tecnológico
Segundo o delegado Gabriel Monteiro, do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), o grupo operava com divisão de funções muito bem estruturada. Especialistas em arrombamento de portas e cofres, utilizavam ferramentas específicas e realizavam os furtos sempre nos fins de semana ou feriados, para evitar flagrantes e aproveitar a ausência de movimentação nas agências.
“Eles desligavam a energia das agências para desativar o videomonitoramento e estudavam os alvos com antecedência, ficando de três a quatro dias nas cidades”, explicou o delegado.
Agências do Sicoob como alvo
As investigações indicam que o grupo mirava especialmente agências do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil). Em fevereiro deste ano, uma agência na cidade da Serra, na Grande Vitória (ES), foi alvo do bando, com um roubo de R$ 500 mil. Em Vila Velha, uma tentativa de furto foi frustrada após o restabelecimento da energia da agência.
Apesar das prisões, nenhum valor foi recuperado, e a suspeita é que o grupo tenha escondido ou lavado os recursos obtidos ilegalmente. As defesas dos suspeitos ainda não foram localizadas.
📸 Foto: Reprodução/TV Gazeta
📰 Fonte: TV Gazeta / g1 Espírito Santo – Reportagem de Alberto Borém
#CrimeOrganizado #FurtoABancos #OperaçãoPolicial #Sicoob #Quadrilha #PolíciaCivilES #MinasGerais #EspíritoSanto #RouboBancário #Brasil














