fbpx

Quatro marcas de café de Minas Gerais são consideradas impróprias para consumo pelo Ministério da Agricultura

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Produtos apresentaram impurezas acima dos limites permitidos; consumidores devem evitar o consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou quatro marcas de café de Minas Gerais entre as 19 consideradas impróprias para consumo em uma recente fiscalização. As marcas mineiras afetadas são Mila, Córrego do Ouro, Café de Minas e Ouro Minas.

Motivo da Desclassificação

Os produtos foram considerados impróprios após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela Portaria nº 570. As empresas responsáveis devem recolher os produtos do mercado.

Operação Valoriza

A desclassificação é parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que realizou ações de fiscalização em todo o país entre 18 e 28 de março de 2024. Durante esse período, foram coletadas 168 amostras de café.

Orientações ao Consumidor

O Mapa orienta os consumidores que tenham adquirido esses produtos a deixarem de consumi-los e a solicitarem a substituição conforme determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Além disso, se encontrarem essas marcas ainda sendo comercializadas, devem informar imediatamente ao Ministério através do canal oficial Fala.BR, fornecendo o estabelecimento e endereço onde o produto foi adquirido.

Marcas e Lotes Atingidos

•   Mila
•   Córrego do Ouro
•   Café de Minas
•   Ouro Minas

Os consumidores devem verificar os lotes específicos considerados impróprios para consumo. A lista completa dos cafés reprovados está disponível na divulgação oficial do Mapa.

Ação Recomendada

Para evitar riscos à saúde, consumidores devem seguir as orientações do Mapa e reportar quaisquer irregularidades encontradas no mercado. A atenção às marcas e lotes listados é crucial para garantir a segurança e qualidade do produto consumido.

Para mais informações e atualizações, acesse o site oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Encontre uma reportagem