Os representantes do Parque Ecológico do Barrocão, em Matozinhos, divulgaram uma nota, nesta quinta-feira (26), pedindo a população que “defenda o espaço verde promovendo visitas das escolas e promovendo eventos”.
“Nós entendemos a importância do nosso parque para a comunidade de Matozinhos. Para nós, ele já é uma realidade pelo qual vale a pena lutar. Por isso, conclamo a população a renovar as forças e botar a mão na massa. Não vamos desistir fácil do nosso ponto de encontro, lazer e atividades”, informou em um panfleto divulgado no grupo do Parque.
A postagem aconteceu um dia depois da divulgação da sentença da Juíza de Direito de Matozinhos que condenou a empreendedora responsável pelos loteamentos dos bairros São Paulo e São José a realizar as obras de infraestrutura nas duas comunidades.
Após este serviço, toda a área do Barrocão, que faz parte de um acordo entre Prefeitura e Empreendedora, em 1996, retornaria para a empresa. No entanto, a decisão cabe recurso.
Mais sobre o Parque – O Parque Ecológico do Barrocão foi criado através da Lei Municipal 2268 de 11 de novembro de 2014 com o objetivo de ser uma área de lazer, educação ambiental, práticas de esportes e melhoria da qualidade de vida da população de Matozinhos. A área tem 13,4 hectares e fica localizada no bairro São Paulo. O local possui vegetação com biomas de mata atlântica e do cerrado, formando belíssima paisagem.
Diversas ações têm sido desenvolvidas no parque visando a sua divulgação e efetivação. Um exemplo disso é a recuperação ambiental com o plantio de mudas nativas. Cerca de 300 pessoas já participaram das ações e mais de 600 mudas já foram plantadas.