terça-feira, 16 de abril de 2024

Contato

Rio das Velhas registra baixa vazão e entra em estado de alerta

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Devido à baixa vazão registrada nos últimos dias, o Rio das Velhas entrou em estado de alerta em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) capta água para abastecimento de aproximadamente 48% da Grande BH. Este é o último estágio antes da necessidade de restrição de uso da água. 

O manancial entra em estado de alerta quando a vazão for igual ou inferior ao valor médio mínimo dos últimos 10 anos (10,48 metros cúbicos por segundo) por sete dias consecutivos. 

Segundo dados da Copasa, a vazão do Rio das Velhas está igual ou menor do que 10,3 m³/s desde o dia 30 de julho. Nos dias 2, 3 e 4 de agosto e no último domingo (7), chegou a 9,9 m³/s

No dia 3, a captação da Copasa para o abastecimento público foi de, em média, 6,72 m³/s. A vazão residual foi de apenas 3,18 m³/s

“Sobra muito pouco para a dinâmica do próprio rio”, diz o geógrafo, doutor em geografia e recursos hídricos e representante do Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Lemos.

De acordo com a Copasa, a média histórica de agosto é de 9,5 mm de chuva no Rio das Velhas. No entanto, neste ano, o índice pluviométrico no sistema ainda está em 0 mm. 

Em Belo Horizonte, depois de 74 dias sem chuva, choveu de forma rápida e isolada no dia 30 de julho. A Defesa Civil municipal vem emitindo alertas de baixa umidade relativa do ar (em torno de 30%). O último é válido até esta terça-feira (9).

O que diz a Copasa

“A Copasa informa que o Sistema Rio das Velhas é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 48% da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

A Companhia atua junto ao Comitê de Bacias do Rio das Velhas, que coordena grupo denominado Convazão, constituído de representantes do Instituto Mineiro das Águas (Igam) e usuários do rio das Velhas que possuem reservatórios de acumulação de água a montante da captação de Bela Fama, operada pela Copasa, no município de Nova Lima. Esse grupo que reúne os principais usuários da bacia tem o objetivo de fazer a gestão da vazão do rio das Velhas. 

Desde 2017, durante o período seco o grupo se reúne periodicamente para monitorar e avaliar a disponibilidade de água do rio e definir, em consenso, estratégias e procedimentos operacionais que possam mitigar os efeitos da estiagem e garantir o atendimento das demandas necessárias para abastecimento público. 

Além disso, a Copasa tem realizado ações para melhoria ambiental no Alto Velhas, tais como plantios de mudas e cercamentos de Áreas de Preservação Permanente (APP).”

Fonte: Globo Minas. Foto: Bianca Aun

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.