Após um fim de semana mais ameno em relação às chuvas, Minas Gerais já deve ficar em alerta novamente. É o que indicam a meteorologia e os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cujo comunicado mais recente prevê risco, até a manhã de terça (18/1) de chuvas intensas e novos alagamentos em mais de 100 cidades mineiras (veja lista aqui).
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, avisa o alerta do Inmet, válido até às 10h de amanhã. O instituto classifica o grau de severidade como “perigo potencial”.
Há previsão de chuvas no período da tarde para BH, Região Metropolitana, Zona da Mata, Sul, Sudoeste e Triângulo Mineiro. Já no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, há apenas uma pequena possibilidade de pancadas de chuva até o fim desta segunda.
Ainda de acordo com o Inmet, estas pancadas isoladas devem permanecer no estado até na sexta-feira (21/1), podendo ocorrer mais precisamente no período da tarde.
“Ainda tem a possibilidade de ocorrer estas pancadas mais fortes em um curto período de tempo, devido a disponibilidade de umidade que se mantém estável sobre Minas”, explica Anete Fernandes, meteorologista do Inmet.
“Entretanto, para as regiões Norte e Faixa Leste, as chances de ocorrerem chuvas são mais restritas”, destaca a meteorologista.
Temperatura
A menor temperatura de BH nesta madrugada foi 18,4° na estação do Cercadinho. A máxima deve ficar em 29°.
No estado, a mínima ocorreu em Maria da Fé, Sul de Minas, 14,9°C. A maior está prevista para chegar aos 35° no Vale do Rio Doce e Jequitinhonha.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci