sexta-feira, 19 de abril de 2024

Contato

Senado aprova fim de autorização do marido para mulher fazer laqueadura

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Senado aprovou, nessa quarta-feira (10), o projeto de lei que dispensa a autorização do marido para a mulher fazer a laqueadura, procedimento médico de esterilização. A proposta segue para sanção ou veto do presidente.

Uma lei que atuava desde 1996 no Brasil exigia a autorização do cônjuge para a cirurgia. Ou seja, a mulher esteve submetida ao “consentimento” na decisão de não ter filhos por quase 30 anos.

O texto aprovado nessa quarta-feira (10) também retira a exigência da autorização da mulher para que a vasectomia do parceiro.

A relatora do projeto, senadora Nilda Gondim (MDB-PB), defende que cabe à mulher a decisão sobre o método contraceptivo utilizado para evitar uma gravidez.

O que muda na prática?

Com a aprovação do PL, a idade mínima para que a mulher ou homem optem pela esterilização voluntária passará de 25 a 21 anos. O texto também permite que mulheres façam a esterilização em qualquer idade se tiverem, pelo menos, dois filhos vivos.

Além disso, o SUS (Sistema Único de Saúde) passará a ter a obrigação a oferecer métodos e técnicas de contracepção previstas em lei em até 30 dias. A laqueadura poderá ser feita logo após o parto.

Mulheres que desejem fazer o procedimento têm que se manifestar no prazo mínimo de 60 dias antes. Caso aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a medida entra em vigor em seis meses.

Diferença na vida das mulheres

De acordo com a autora do PL, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o texto aprovado é um substitutivo da deputada Soraya Santos (PL-RJ).

“A lei não pode surgir para tutelar e decidir por nós”, disse a relatora, ao lamentar o longo período de tempo que a mulher tem de aguardar atualmente para realizar o procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para a deputada, “a mudança vai fazer a diferença na vida das mulheres e das famílias quando ainda hoje existem meios diferentes de acesso ao método contraceptivo entre homens e mulheres”.

Com Agência Brasil e Agência Câmara Notícias

O post Senado aprova fim de autorização do marido para mulher fazer laqueadura apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.