sexta-feira, 26 de abril de 2024

Contato

Sujeira pode afetar a produção de energia elétrica por painéis fotovoltáicos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nesta semana, algumas fotos de placas solares repletas de poeira causada pela poluição em Matozinhos foram compartilhadas nas redes sociais. O Por Dentro de Tudo buscou informações sobre o tema para saber quais fatores impactam na produção de energia elétrica por painéis fotovoltaicos.

Já adiantamos que SIM!

Quando se fala em sujeira em placas solares, é possível determinar diversos tipos: poeira, pó, restos de seres mortos ou organismos microscópicos como o ácaro, lama, folhas, fezes de aves e outros resíduos que dificultem a passagem dos raios solares até as células das placas fotovoltaicas.

O acúmulo de sujeira pode criar sombras sobre as células, ocasionando a redução do rendimento do sistema instalado, pois a célula que recebe menos radiação solar acaba determinando a corrente de geração do módulo, que por sua vez altera o conjunto de módulos, o que, em resumo, degrada a potência final gerada pelo sistema fotovoltaico como um todo.

A falta de limpeza constante nos painéis solares também faz com que o acúmulo de sujeira impeça a troca de calor do módulo com o ambiente externo, outro fator que contribui para perda de eficiência do sistema.

Por esse motivo, é aconselhado que as placas solares sejam mantidas limpas para que possam operar em todo o seu potencial.

No entanto, não é recomendado limpá-las sem conhecimento técnico, já que geralmente as placas se localizam em locais elevados, e o contato com materiais de limpeza inadequados pode danificar a superfície e colocar a integridade física de alguém em risco.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.