A umidade relativa do ar em Belo Horizonte chegou a níveis equiparáveis ao de desertos no sábado e domingo. No início da tarde de sábado, a baixa umidade relativa do ar na capital atingiu 13%. De acordo com o meteorologista, Ruibran dos Reis, esse é um dos menores índices dos últimos anos e a expectativa é que entre segunda (20) e terça-feira (21), o tempo seco fique ainda pior e a umidade chegue a 9%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60% a 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20% a situação é considerada emergencial. Para se ter uma ideia, cidades no deserto do Saara, na África, costumam registrar umidade entre 14% e 20%. O mesmo acontece em locais como São Pedro do Atacama, no Chile, que registrou hoje 8% de umidade relativa do ar.
De acordo com especialistas, devido a baixa umidade, para os próximos dias em Belo Horizonte, os focos de incêndio devem se intensificar. Atualmente, Minas Gerais tem enfrentado a maior temporada de incêndio dos últimos dez anos. “Nós estávamos registrando umidade em torno de 15 e 14% nos últimos dias. Valores abaixo de 12% é nível de deserto. Estamos enfrentando uma massa de ar quente e seco desde o início do mês, que deve ficar até quarta-feira. Isso dá condições para que os incêndios possam aumentar muito”, explica o meteorologista, Ruibran dos Reis.
Para amenizar os efeitos da baixa umidade e evitar danos à saúde, a Defesa Civil recomenda a ingestão de bastante líquido, o uso de roupas leves, além de evitar a prática de atividades físicas com exposição ao sol, sobretudo das 11h30 às 16h30.
Previsão
A previsão para este fim de semana é de muito calor e tempo seco em Minas Gerais. Na capital mineira, os termômetros, neste sábado (18), marcaram 16,2ºC de mínima e a máxima foi de 31,6ºC.
Já para este domingo (19), a previsão é que a temperatura suba um pouco, variando entre 17ºC e 33ºC, na capital. No interior de Minas, neste sábado, a mínima foi de 4,9C em Águas Vermelhas, no Norte de Minas, e a máxima deve ser de 37ºC no Norte ou Triângulo Mineiro.
Recomendações da Defesa Civil:
⠀
– Hidrate-se durante o dia;
⠀
– Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
⠀
– Evite frituras;
⠀
– Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
⠀
– Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
⠀
– Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
⠀
– Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
⠀
– Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).