fbpx

Vai chover no fim de semana na RMBH e interior de MG? Veja a previsão do tempo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Outubro segue chuvoso em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. Neste fim de semana, o tempo deve permanecer fechado tanto no sábado (26) quanto no domingo (27). Na capital mineira, as temperaturas devem ficar amenas, variando entre 19ºC e 26ºC. Segundo a Defesa Civil municipal, os dois dias terão céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuvas fortes e trovoadas isoladas.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve continuar ao longo da próxima semana, com tendência de leve queda nas temperaturas. Para segunda-feira (28), a previsão é de máxima de 24ºC na capital.

Chuva acima da média histórica

Outubro tem sido marcado por altos índices de chuva em Belo Horizonte. Até a manhã desta sexta-feira (24), cinco das nove regionais da capital já registraram volumes de chuva acima da média histórica do mês, que é de 110,1 mm. A regional Barreiro é a mais afetada, com 218,4 mm acumulados — quase o dobro da média.

Com o volume de chuvas e a previsão de novos temporais, a Defesa Civil emitiu alerta de risco geológico moderado para a região Oeste, recomendando atenção aos sinais de saturação do solo, que podem indicar risco de deslizamentos e desabamentos.

Chuva intensa no interior de Minas

No interior de Minas Gerais, o cenário também é de muita chuva. Com exceção de municípios do extremo Norte e da região do Jequitinhonha, o estado inteiro está sob alerta para pancadas de chuva, emitido pelo Inmet. Ao todo, 650 cidades, incluindo Belo Horizonte, estão em alerta laranja, que prevê chuvas intensas com volumes de até 100 mm em 24 horas, além de ventos que podem chegar a 100 km/h.

O Inmet alerta para riscos como queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população deve evitar áreas sujeitas a alagamentos e inundações, além de desligar aparelhos eletrônicos e evitar abrigo sob árvores ou estruturas metálicas durante as tempestades.

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193, e a Defesa Civil pelo número 199.

Fonte: O TEMPO

Foto: Flavio Tavares / O TEMPO

Encontre uma reportagem