Na manhã de quinta-feira (12/01), vereadores de Matozinhos, Capim Branco e região se reuniram na Cidade Administrativa em Belo Horizonte para discutir questões relacionadas ao transporte público na região metropolitana de Belo Horizonte no Vetor Norte.
Entre os assuntos debatidos, estavam a integração do transporte público entre Matozinhos e Lagoa Santa, o valor da tarifa e o tempo de viagem. Após longos debates, os vereadores, juntamente com representantes das empresas de ônibus de Pedro Leopoldo e Matozinhos, além de Diovane de Sá, Fernando Mendes e a senhora Gabriela Megre de Lima, representantes da a Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais, SEINFRA, conseguiram formatar propostas e estabelecer uma grande parceria intermunicipal, o que permitirá a autorização da integração das linhas de ônibus entre os municípios de Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, diminuindo o tempo e o custo do transporte público do Vetor Norte.
O vereador Sidirley Bento também recomendou que os usuários do transporte público adquiram o cartão Ótimo, que permite integrações entre viagens em ônibus convencionais, Move metropolitano e metrô, com um desconto de 50% na tarifa de menor valor.
Outro assunto discutido foi o retorno dos horários de ônibus retirados durante a pandemia, especificamente os que saem da Rodoviária de Pedro Leopoldo às 20:30 e 22:30, que deixam a população do Distrito de Mocambeiro sem opção de transporte público.
Participantes da reunião na Cidade Administrativa em BH.
Câmara Matozinhos: Vereador Sidirley Bento, vereador Ítalo Borges e o vice presidente da Câmara Claudio Cecé.
SEINFRA: Diovane de Sá, Fernando Mendes e Gabriela de Lima
Empresa Alcino Cota: André Machado, Fabiano e Vaner.
Empresa Expresso Unir: Senhor Tavares e José Aveline.