fbpx

Via Liberdade: Sete Lagoas vai participar do maior projeto de sinalização turística da América Latina

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O prefeito Duílio de Castro e o vice-prefeito Dr. Euro Andrade receberam, na manhã da última sexta-feira, 18, o secretário de Estado adjunto de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bernardo Silviano Brandão, no gabinete. O objetivo do encontro foi apresentar ao Município o projeto Via Liberdade, considerado o maior programa de sinalização turística da América Latina. A rota ligará 309 municípios nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, interligando as belezas históricas, culturais, artísticas e turísticas entre os quatro territórios, a maior parte deles passando pela BR-040.

Segundo o secretário adjunto, a Via Liberdade seguirá o percurso de 1.179 km da BR-040, sendo 830 km em Minas Gerais. “A rodovia liga importantes municípios ao longo da rota turística, pelos Caminhos da Liberdade, que levam às ‘Cidades Reais’, nome do selo criado para os municípios que cumprirem critérios turísticos, culturais e de infraestrutura. O Governo de Minas publicará um decreto criando as novas rotas turísticas com articulação junto aos municípios”, disse Bernardo Brandão.

De acordo com o prefeito Duílio de Castro, Sete Lagoas e região têm muito a se beneficiar do projeto, que vai ao encontro da proposta da atual gestão municipal de ter o turismo como foco de atuação. “É um dinheiro limpo. Para isso, precisamos unir as cidades da região, já que o turista não fica em apenas uma cidade, mas quer conhecer os demais atrativos locais, quer explorar”, lembrou o prefeito.

Além do projeto Via Liberdade, também foram discutidos o programa Reviva Turismo, os recursos já disponibilizados para a execução da sinalização turística na região e o encontro dos 13 prefeitos dos municípios que compõem o Circuito das Grutas, em abril, no auditório da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. “Serão dois dias em que discutiremos com os 13 municípios do Circuito das Grutas a sinalização turística da região, as rotas turísticas voltadas à gastronomia, história e cultura, eventos e a assinatura de um termo de compromisso para elaboração do planejamento estratégico regional, além de encontros com secretários de cultura e turismo, procuradores, contadores, conselheiros municipais de Cultura e Turismo e legislativos locais para ampla capacitação sobre o Programa de Regionalização de Turismo”, anunciou a presidente da Instância de Governança Regional IGR Circuito das Grutas, Mariela França. Também participaram da reunião a gerente municipal de Turismo, Cláudia Elane e o vereador Caio Valace.

Encontre uma reportagem