Vinte pessoas foram presas suspeitas de participar de uma rinha de galos, na tarde deste domingo (18), no bairro Monte Sinai, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a Polícia Militar (PM), havia mais de 40 aves no local, sendo que duas já estavam mortas. No espaço também tinham dois adolescentes, de 14 e 15 anos. Eles não foram apreendidos e, segundo a corporação, são considerados vítimas conforme o Estatuto da Criança de do Adolescente (ECA).
De acordo com o sargento Matscelo Boaz Tarley, que participou da operação, a equipe recebeu inicialmente uma denúncia de maus tratos envolvendo um cachorro.
Segundo o sargento, ela era filha de um dos organizadores da rinha e era responsável pela venda de bebidas e alimentos. Já o outro adolescente, de 15 anos, estava acompanhando a rinha e não havia responsável por ele no local.
Um dos organizadores já havia sido conduzido cinco vezes pelo mesmo crime. As vinte pessoas foram detidas e vão responder por crime ambiental de maus-tratos e corrupção de menores. Eles foram encaminhados para a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ribeirão das Neves.
Foram apreendidos também R$ 522 em dinheiro, dois cadernos de anotações, seringas com agulha, produto de uso veterinário e tesouras hospitalares.
As aves serão encaminhadas para análise de um médico veterinário e serão enviadas para o pelotão da Polícia Ambiental em Betim, que ficará responsável pela destinação dos animais.