sexta-feira, 26 de abril de 2024

Contato

Zema declara lockdown em duas regiões de Minas por 15 dias: “Para evitar o colapso da saúde”

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decretou lockdown por 15 dias em duas regiões do Estado (nordeste e triângulo norte). Com isso foi criada Onda Roxa no Programa Minas Consciente. As regiões que estiverem na Onda Vermelha do programa seguem sendo monitoradas. A medida é IMPOSITIVA, ou seja, não é mais opcional aos prefeitos que aderirem ou não ao programa.

“Estamos falando no colapso da saúde dessas regiões, por isso a medida é impositiva. Inicialmente estarão na Onda Roxa as regiões nordeste e triângulo norte, mas em observação diária as regiões do triângulo sul e a leste”, disse Zema em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (03).

O governador chegou a citar que essas regiões estão em “quase colapso na saúde”, mesmo com o número de leitos dobrados, mas ressaltou que mesmo diante deste cenário caótico, o estado não tem tido desassistência em massa. “Não tivemos isso como vimos em outros estados e por isso estamos tomando essa decisão. Caso a curva da covid permaneça subindo, entraremos em colapso e não podemos perder o controle. Não há mais profissionais de saúde para ampliação. Já fizemos chamamento! Os que estão trabalhando estão exaustos, o que é quase desumano”, completou o governador.

Por fim, ele reafirmou que a medida é temporária, pontual e regional, e que todas as autoridades das regiões afetadas já foram comunicadas.

ESPERANÇA

Durante a entrevista, Zema revelou que esteve em Brasília nesta terça e visitou a União Química que vai fabricar 8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. “No segundo bimestre, ou seja, março e abril, o Ministério da Saúde estará disponibilizando um número maior de doses para o Brasil, cerca de 80 milhões, podendo atingir todas as pessoas acima de 60 anos”.

Ele usou uma metáfora para resumir a situação. “Já atravessamos o oceano, faltam apenas 500 metros para chegarmos à praia, mas neste caminho teremos que enfrentar ondas fortes”, concluiu.



Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.