Acontecerá nesta terça-feira, dia 1º de novembro, a partir das 19 horas, a intervenção artística ZOMBIE NIGHT, em Pedro Leopoldo. A iniciativa coletiva utiliza da arte e encontro de massa para disseminar história, aluir o pré-conceito e diversificar a cidade além, é claro, de fomentar a cultura.
“Enquanto era ativa a Cia Cósmica de Teatro na cidade de Pedro Leopoldo, companhia liderada pela atriz e diretora Luciene Lemos, todos os dias primeiro dos meses intervimos artisticamente pelas ruas, a fim de incomodar a mesmice, despertar curiosidade e mostrar a veia artística teatral. Para cada mês um ator diferente era responsável por uma intervenção, e durante o mês de Novembro a responsabilidade do Zombie Night cabia a mim”, explicou Giulliano Marques, proponente do projeto.
Ele conta que a ideia do projeto é envolver os moradores da cidade. “Começou apenas com os atores da companhia. No ano seguinte os atores e seus amigos, e posteriormente os amigos dos amigos…e assim sendo, ano após ano. Resolvemos neste ano abrir para a comunidade. Não dá para contratar 200 atores para sairem às ruas igual ZOMBIE. Eis a importância de uma intervenção artística, onde o cidadão tem que contribuir com vossa pessoa”.
O encontro será das 19 horas às 00 horas, com concentração na Praça Tancredo Neves, no centro. Os participantes seguem até a Praça da Estação. Para participar (não há custo) basta comparecer no local fantasiado ou vestido como achar melhor. Haverá iluminação, efeitos visuais, sonorização e decoração no local.
O Zombie Night mescla o Halloween dos Estados Unidos com o Dia de Los Muertos no México, agregando um pouco da cultura dos dois países, numa parte com as fantasias (que não necessariamente são de zumbis), em outra com a cerimônia de festa, música e alegria, aproveitando do mesmo para resgatar e manter vivo a lembrança histórica local dos Bexiguentos através de informativas e artes visuais.