Esperado pelos foliões, o calor intenso deve acompanhar os primeiros dias do Carnaval em Belo Horizonte e regiões próximas. De acordo com o relatório do MetSul, uma massa de ar quente vai elevar as temperaturas em Minas Gerais e em mais nove estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No Triângulo Mineiro, as temperaturas devem subir ainda mais a partir de sexta-feira, dia 13, prolongando-se ao longo do fim de semana. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira e no Sul de Minas, o calor ganha força com predomínio de sol, rápida elevação térmica e sensação de abafamento, principalmente durante as tardes. Em várias áreas do Sudeste, os termômetros já passam de 35°C, mantendo-se elevado nos próximos dias.
Especialistas alertam para os riscos de desidratação, exaustão e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias diante do calor. As orientações são simples: manter-se bem hidratado, evitar a exposição ao sol nos horários de pico e vestir roupas leves, com atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Sul e Sudeste com temperaturas elevadas
No Sul, o calor já é intenso no início da semana. No Rio Grande do Sul, cidades registram máximas próximas de 40°C, especialmente na Região Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre, Sul e Litoral Norte. Porto Alegre deve ter tardes em torno de 35°C, com sensação ainda maior devido à umidade. A partir de sexta-feira, a instabilidade associada a uma frente fria ameniza um pouco as temperaturas em parte do estado, mas Santa Catarina e Paraná devem continuar com dias muito quentes.
No Sudeste, São Paulo terá calor generalizado durante o Carnaval. Em boa parte da capital, as máximas devem ficar entre 30°C e 32°C, enquanto no interior podem alcançar ou superar 35°C, especialmente no Oeste, Centro e Norte do estado. No litoral, a Baixada Santista e o Litoral Norte também devem apresentar sensação térmica elevada.
O Rio de Janeiro deve seguir com dias ensolarados e quentes, com máximas entre 35°C e 40°C entre sexta-feira e terça-feira, havendo possibilidade de a terça ser o dia mais quente. O Espírito Santo também deve registrar calor intenso, com temperaturas acima de 35°C em várias cidades.
Centro-Oeste também sente o impacto
A massa de ar quente atinge o Centro-Oeste, elevando as temperaturas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As áreas mais atingidas devem ficar no sul de Mato Grosso, na região de Cuiabá, e no oeste de Mato Grosso do Sul, próximo à fronteira com o Paraguai.
Fonte adicional: o post de referência foi publicado no BHAZ (via BHAZ).
Fonte do texto: BHAZ. Foto: não informada.

















