Câmaras municipais interessadas em ingressar no Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) já podem se inscrever para a edição de 2023. A adesão deve ser feita até o dia 30 de setembro, por meio de formulário disponível no portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As câmaras que participam da atual edição estão automaticamente inscritas.
No ato da inscrição, é obrigatória a indicação da câmara municipal, inclusive com o CNPJ. Cada casa legislativa poderá indicar até três representantes, sejam vereadores ou servidores. Além dos dados pessoais de cada um, é preciso informar no formulário os dados institucionais da câmara, que serão os mesmos para todos os representantes.
O regulamento do programa também está disponível no portal e traz todas as informações sobre competências e responsabilidades dos participantes, bem como a preparação e as etapas.
O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.