Projeto de duplicação da MG-424 terá contornos viários em Matozinhos e Prudente de Morais; Saiba detalhes!

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O projeto de duplicação da MG-424, trecho entre a MG-010 e Sete Lagoas, foi apresentado pelo Subsecretário de Transportes e Mobilidade de Minas Gerais, Gabriel Fajardo, em um encontro de empresários promovido pela Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI Sete Lagoas). O evento aconteceu na segunda-feira (12). 

O Vice-Prefeito de Matozinhos, Vinícius Araújo, esteve presente. “O projeto contempla dois pedágios, um em Prudente de Morais e outros em Pedro Leopoldo. A localização exata ainda está sendo definida com os municípios. Pedi que fizessem a reforma em toda a estrada que passa por Matozinhos, uma vez que teremos o contorno viário passando por fora. Disseram que entregarão reformada”, disse. 

Ao todo, serão cerca de 49 km de intervenção, incluindo os contornos viários de Matozinhos e Prudente de Morais, o que permitirá a retirada do trânsito pesado de dentro das cidades. 

DETALHES DO PROJETO

Conforme o documento recebido pelo Por Dentro de Tudo, entre o KM 0 (em Vespasiano) até o KM 19, 9 (em Pedro Leopoldo), no trecho já duplicado, será feita a restauração do pavimento existente, e implantação de: – 3 passarelas para pedestres; – duas interseções, em níveis diferentes, com a construção de obras-de-arte especiais; – faixa adicional de tráfego; – rua laterais e caminhos de serviço; – parada de ônibus, defesas metálicas, barreiras rígidas e revitalização da sinalização existente. 

Entre o Km 19,9 até o km 23,3, que corresponde ao trecho antes do paredão de pedras próximo ao Posto 1000 até o Trevo da Holcim, está prevista a duplicação da via com implantação de nova pista pelo lado direito, e a restauração do pavimento existente; restauração de rua Lateral, e remodelação do segundo acesso a Pedro Leopoldo e da interseção de acesso à Holcim e bairros da cidade. 

Trecho em frente ao posto 1000, em Pedro Leopoldo
Trevo da Holcim

Já entre o km 23,3 e o km 35,7, em Matozinhos, será construído o contorno. A rodovia existente deverá ser objeto de reabilitação funcional e posteriormente transferida à jurisdição municipal. A implantação do contorno com extensão de 13,1 km terá pista simples, sendo necessário a construção de três interseções, duas pontes, dois viadutos e uma passagem inferior. 

Trecho em Frente ao Panela de Pedra, onde se inicia o Contorno Viário de Matozinhos

Conforme mostra a imagem do projeto, o traçado da pista duplicada após o trevo da Holcim seguirá até próximo ao Restaurante Panela de Pedra, onde haverá um trevo de acesso ao novo contorno. 

A nova pista passará atrás da Vila Thissen onde será construído um trevo entre o campo da BR-Metals e a entrada do bairro da Graça, com acesso a Capim Branco. A pista atravessará a linha férrea e seguirá em direção ao bairro Vista Alegre, saindo na MG-424 em frente ao acesso do Condomínio Quintas da Fazendinha. 

Trevo entre a Vila Thissen e o bairro da Graça
Retorno a MG-424, próximo ao Condomínio Quintas da Fazendinha

Em seguida haverá a construção do Contorno de Prudente de Morais, com início antes da ponte, na entrada da cidade. A nova pista cortará a rodovia que dá acesso a Funilândia e sairá no trevo da Embrapa. 

Início do Contorno Viário de Prudente de MoraisI
Fim do contorno no trevo da Embrapa.

CONCESSÃO

O trecho será administrado pelos próximos 30 anos pelo consórcio Previcon, que arrematou o leilão por R$ 406,1 milhões. Os valores atualizados chegam a R$ 591 milhões.

O projeto como um todo prevê quase 13 quilômetros de duplicação, dez de acostamento, 30 de faixas adicionais e 3,9 de vias marginais. Outros 18,5 quilômetros seriam do contorno de Prudente de Morais e Matozinhos.A empresa tem até 1 anos, após a assinatura do contrato, que deverá ocorrer ainda neste ano, para iniciar as obras. 

Encontre uma reportagem