A Defensoria Especializada do Consumidor de Minas Gerais está alertando para uma nova fraude que vem fazendo várias vítimas recentemente: o “golpe do brinde”. O crime pode ser aplicado por meio das redes sociais ou com o estelionatário indo até à casa do alvo.
De acordo com a Polícia Civil, nas duas situações, o criminoso opera da seguinte forma: a vítima é contatada e informada de que ela foi premiada com algum brinde ou presente. Os “prêmios” ofertados são vários, e podem ser até objetos comuns do cotidiano.
O autor, então, solicita os dados pessoais do alvo, que geralmente são CPF, RG, telefone pessoal, endereço e fotos de identificação.
Por meio dessas informações, o criminoso pode cometer vários tipos de crimes usando os dados da vítima, como obter empréstimos, cartões de crédito, crédito consignado e muito mais.
Como evitar o ‘golpe do brinde’
Em nota emitida pela Defensoria Especializada do Consumidor, o órgão lista alguns métodos para que as pessoas evitem cair no “golpe do brinde”. Confira:
Se lhe procurarem para entregar algum brinde, se este não for proveniente de fornecedor (loja/mercado/banco etc.) conhecido por você, antes de recebê-lo confirme junto ao fornecedor que está lhe presenteando se realmente lhe mandou o brinde.Nunca permita que um entregador tire uma foto sua (supostamente uma selfie), com o aparelho dele, sob o argumento de confirmar que o brinde foi entregue.Fique atento ao aparelho de celular do entregador. Ele pode esconder a mensagem que aparece na tela da biometria, que mostra a contratação de, por exemplo, um serviço bancário em seu nome, com seus dados. Então, fique atento se há algo escondendo alguma mensagem
Caso suspeite ter caído neste golpe, procure a polícia, faça um boletim de ocorrência e entre em contato com a central do banco onde feita a contratação fraudulenta.
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