fbpx

Inscrições para o programa Empreenda Como Uma Mulher podem ser feitas até dia 7 de julho em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Microempreendedoras do segmento de alimentação em Belo Horizonte, Betim e Itabirito têm até o dia 7 de julho para se inscrever no programa Empreenda Como Uma Mulher, que oferece 500 vagas de capacitação em Minas Gerais. A iniciativa —que tem como objetivo oferecer apoio, treinamento e consultoria para o empreendedorismo feminino— é uma parceria da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior fabricante do Sistema Coca-Cola no mundo em volume de vendas, com a Coca-Cola Brasil e o Sebrae. Mais informações e a programação completa do edital estão disponíveis no site.

Em Minas Gerais, o Empreenda como Uma Mulher tem suporte do Prepara Gastronomia, ação do Sebrae para impulsionar negócios de alimentação fora do lar, e do Elas na Gastronomia, movimento empresarial colaborativo que fortalece mulheres que atuam nesse setor. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e as prefeituras das cidades participantes são apoiadoras do programa.

“Esse projeto é grandioso para a nossa cidade, para a Prefeitura e para todas essas mulheres que diariamente desafiam a realidade, do momento em que acordam até quando vão dormir. Nós, mulheres, temos jornadas múltiplas, somos profissionais, muitas vezes esposas, mães e administradoras do lar. Já avançamos muito, mas precisamos naturalizar cada vez mais o lugar das mulheres no mercado de trabalho e estimular pautas como essa, que incentivam a qualificação e o empreendedorismo delas”, comenta Chyara Sales, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Betim, Gilmar Lembi Mascarenhas, a cidade apoia fortemente iniciativas de fomento aos pequenos negócios. “Estar ao lado de instituições tão renomadas é bastante gratificante e uma honra para nosso município ser convidado a participar do programa. Vamos, juntos, proporcionar às mulheres de Betim conhecimentos e boas práticas para o crescimento dos seus próprios negócios, através do Empreenda como uma Mulher.”

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, Patrícia Pedrosa do Carmo Nonato, afirma que o Empreenda Como Uma Mulher “ressalta o protagonismo que as mulheres têm assumido no desenvolvimento econômico e social”. “Esse programa, além de contribuir para o fortalecimento da economia do município de Itabirito, abre oportunidades para a melhoria na qualidade de vida das famílias”, destaca.

“O fomento econômico e a equidade de gênero são pilares que trabalhamos dentro e fora da Coca-Cola FEMSA Brasil. Tivemos resultados muito positivos na primeira fase do programa, realizado no Sul do país, quando capacitamos 600 empreendedoras. Estamos muito animados com a nova fase do Empreenda Como Uma Mulher”, afirma Camila Amaral, vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Com atividades presenciais e remotas, a programação do Empreenda Como Uma Mulher conta com conteúdo personalizado, mas tem como base trazer temas prioritários para estruturação do negócio, planejamento financeiro, redes sociais para empresas, formalização de negócios e marketing, além de trilhas de inteligência emocional.

“As mulheres têm se destacado cada vez mais no mundo dos negócios pela competência e força empreendedora. Diante desse potencial, iniciativas como essa têm preparado as empreendedoras para enfrentar as adversidades do mercado e ainda, promovido a valorização e representatividade feminina em segmentos como a alimentação e gastronomia”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Além de Minas Gerais, o programa também chegará a São Paulo e contará com a parceria do Sebrae Delas, iniciativa voltada ao fomento do empreendedorismo feminino. “Nosso objetivo é desenvolver mulheres como líderes de seus negócios para que possam ver seus empreendimentos prosperarem, tendo a Coca-Cola como o melhor parceiro de negócios. No primeiro ciclo do programa, conhecemos histórias de mulheres incríveis e pudemos ver a força da rede feminina – quando elas se unem e se articulam, crescem juntas e se fortalecem. Agora é hora de consolidar o impacto positivo do ‘Empreenda como uma mulher’ nos negócios e nas comunidades e criarmos conexões duradouras, capazes de transformar a vida das participantes”, afirma Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

Encontre uma reportagem