O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou, nesta última quinta-feira, 7 de dezembro, a solenidade militar de formatura de 132 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são oriundos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) do ano de 2023 – Turma Mollitiam.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper. Também prestigiaram a solenidade Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.
A primeira colocada da turma, Tenente Especialista em Serviços Administrativos Tatiana Siqueira Sôares, recebeu, das mãos do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Prêmio Força Aérea Brasileira. Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. A Tenente recebeu, ainda, das mãos do Comandante da Aeronáutica, a espada e a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. As recompensas são concedidas aos alunos primeiros colocados nas escolas de formação.
A cerimônia contou, ainda, com a entrega da espada aos demais formandos pelos padrinhos e madrinhas, com o compromisso prestado pelos formandos perante a Bandeira Nacional e com o desfile da tropa em continência ao Comandante da Aeronáutica e o tradicional “fora de forma”.
A Turma de 2023, cujo Estágio foi realizado no período de 04/09 a 07/12, foi composta por estagiários das especialidades de Aeronaves (ANV), Armamento (ARM), Comunicações (COM), Controle de Tráfego Aéreo (CTA), Fotografia (FOT), Guarda e Segurança (GDS), Meteorologia (MET), Música (MUS), Serviços Administrativos (SVA), Serviços de Informações Aeronáuticas (SIA), Serviços de Engenharia (SVE), Serviços Hospitalares (SVH), Serviços de Manutenção (SVM), Suprimento Técnico (SUP).
Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER