fbpx

Cidades da RMBH também adiam início das aulas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Pais e alunos da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão na expectativa para o retorno às aulas. Em algumas cidades, o início do ano letivo foi adiado. Em outras, ainda não há definição. 

Na capital, a volta às aulas para crianças de 5 a 11 anos, que aconteceria nesta quinta-feira (3) na rede municipal, foi adiada para o dia 14. O adiamento do retorno presencial vale para crianças também da rede estadual e privada. De acordo com o prefeito Alexandre Kalil, a decisão foi tomada para dar tempo das crianças receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19. 

A Prefeitura de Betim alterou as datas para o início do ano letivo de 2022 e, nesta segunda-feira (31), apenas os alunos matriculados no 7º, 8º e 9º anos e também os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltaram às aulas. 

Já os alunos da educação infantil, que envolve as creches conveniadas e os Centros Infantis Municipais, e os do 1º ao 6º anos – inclusive os de coabitação do Projeto Mãos Dadas – retornam no dia 14 de fevereiro.

O início do ano escolar, com retorno de trabalhadores e trabalhadoras da educação está marcado para 7 de fevereiro. O início do ano letivo e retorno presencial obrigatório dos estudantes está previsto para 9 de fevereiro.

O cronograma se aplica ao funcionamento das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, Rede Conveniada e Funec, em todas as faixas etárias. 

O decreto autoriza o funcionamento das escolas. Os protocolos de uso de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento de um metro estão mantidos. 

A situação está indefinida. A prefeitura disse que permanece avaliando a situação epidemiológica da cidade, levando em consideração a ocupação de leitos, os números de contágio, os impactos nos serviços de saúde e até o cenário enfrentado pelas cidades vizinhas. 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as diretrizes sobre o retorno das aulas no município estão sendo definidas e serão informadas na próxima semana. 

A Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que o retorno das atividades escolares presenciais está previsto para o dia 7. “Não há, até o momento, indicação do Comitê de Combate à COVID para adiamento”. 

O início do ano letivo de 2022 na Rede Municipal de Ensino está previsto para o dia 7. O retorno será em todas as etapas de ensino ofertadas: educação infantil e ensino fundamental. 

As escolas estão atualizando os Planos de Classificação de Risco- PCR, de acordo com as orientações do Comitê Extraordinário Covid-19 do município.

Encontre uma reportagem