Motoristas de Minas poderão quitar IPVA e multas via Pix durante blitz a partir de segunda-feira

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Motoristas de Minas Gerais que forem abordados em operações policiais e estiverem com pendências nos veículos terão uma nova oportunidade para evitar que o automóvel seja removido para o pátio. A partir desta segunda-feira (15), será possível quitar débitos como IPVA, Taxa de Renovação Anual do Licenciamento (TRLAV) e multas vencidas diretamente pelo Pix, durante a fiscalização.

A medida foi implementada pelo governo estadual e começa a valer em todo o território mineiro. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2025 já é exigido desde 1º de setembro para carros com finais de placa 1, 2 e 3.

Segundo o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, a novidade evita gastos extras com guincho e diárias de pátio. “Antes, o motorista precisava arcar, além da dívida original, com taxas adicionais. Agora, a possibilidade de resolver a situação no ato garante ao cidadão o direito de conduzir seu veículo imediatamente após a regularização”, afirmou.

Apesar da facilidade, a multa de R$ 293,47, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para quem dirige veículo não licenciado, continuará sendo aplicada.

Os prazos para o CRLV 2025 seguem em vigor: veículos com placas de finais 4, 5 e 6 devem ser licenciados até 30 de setembro; já os com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31 de outubro para regularização.

O CRLV é o documento que comprova que o veículo está legalmente autorizado a circular e pode ser apresentado em versão impressa ou digital, junto à CNH ou documentos equivalentes.

Foto: Seplag-MG / Divulgação | Fonte: Hoje em Dia

Encontre uma reportagem