Belo Horizonte registrou seis acidentes com aeronaves de pequeno porte em áreas urbanas nos últimos dez anos, incluindo a queda de um monomotor no bairro São Gabriel, na região Nordeste da capital, nesta sexta-feira (9). O piloto, único ocupante, morreu.
A aeronave caiu no pátio de manutenção do metrô, atrás da estação São Gabriel. Com o histórico de ocorrências anteriores, desde 2014, o número chega a pelo menos nove acidentes na capital mineira.
Um dos casos mais graves aconteceu em outubro de 2019, no bairro Caiçara, quando um avião caiu em uma rua e deixou quatro mortos e três feridos. Entre as vítimas estavam o piloto, um passageiro e dois trabalhadores que chegavam para trabalhar na região.
Em março de 2024, uma aeronave da Polícia Federal caiu logo após decolar do Aeroporto da Pampulha. Dois agentes morreram, enquanto um mecânico que também estava a bordo sobreviveu.
Outro acidente ocorreu no bairro Silveira, em 4 de maio, quando um avião atingiu um prédio e caiu na rua. Três pessoas morreram e duas ficaram feridas.
Segundo o levantamento, os três acidentes mais recentes envolveram aeronaves que haviam decolado do Aeroporto da Pampulha. As causas das ocorrências são apuradas pelas autoridades competentes.
BH TEM 6 QUEDAS DE AVIÕES EM ÁREAS URBANAS EM 10 ANOS
Fonte: O TEMPO
Texto: Maria Clara Lacerda e Raíssa Oliveira
Foto: Reprodução/Redes sociais e Globo














