fbpx

Ciclistas se reúnem em ato pela preservação da Serra do Curral

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Ciclistas fizeram na manhã deste domingo (8) um ato na região Centro-Sul de Belo Horizonte em prol da Serra do Curral, um dos cartões postais da capital mineira.

No fim de abril, o Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam) aprovou o licenciamento total para o Complexo Minerário Serra do Taquaril, na região da Serra do Curral, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Os conselheiros definiram pela continuidade do empreendimento, com oito votos favoráveis e quatro contrários. A definição saiu às 3h14 da manhã. Todos os representantes do poder executivo estadual foram unânimes pela aprovação do projeto. 

O Ministério Público de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte e vários entidades de ambientalistas entraram com ação na Justiça para barrar o empreendimento da Taquaril Mineração S/A (Tamisa).

Segundo o representante do grupo “Thod”, Gilberto Gonçalves, os ciclistas não são contra a mineração como atividade econômica. 

“A humanidade precisa da mineração, mas ela precisa ser feita com o uso da tecnologia para evitar feridas abertas como a de Mariana e Brumadinho. A gente não pode aceitar um empreendimento que acabe com as nossas nascentes e que coloque em risco as nossas adultoras”, disse.

Gilberto Gonçalves afirma ainda que os grupos de ciclistas estão desenvolvendo uma rota de cicloturismo entre Belo Horizonte e Ouro Preto pelo antigo ramal ferroviário. 

Encontre uma reportagem