fbpx

“Clima de Deserto”: Alerta de perigo para baixa Umidade do Ar nas cidades da RMBH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O tempo seco prolongado em Minas Gerais, que já contribuiu para a disseminação de incêndios, gerou um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (26). O órgão informou que 398 municípios, incluindo Belo Horizonte e sua região metropolitana, estão sob risco de baixa umidade do ar, com índices que variam entre 20% e 12%, níveis próximos ao de um clima desértico.

O Inmet destacou que 47 cidades mineiras estão em risco laranja, enquanto outras 351 estão em perigo potencial devido ao tempo seco. A baixa umidade agrava riscos à saúde, como desidratação, problemas respiratórios e oftalmológicos, além de aumentar a probabilidade de incêndios florestais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda cuidados para minimizar os efeitos do tempo seco, como hidratação constante, evitar atividades físicas ao ar livre durante o dia e manter ambientes internos umidificados. O alerta é válido até às 19h de hoje.

Lista de cidades em risco laranja e potencial para tempo seco:
Inclui municípios como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Montes Claros, Uberlândia e outros que enfrentam condições climáticas críticas.

Foto: BTN / Reprodução

Encontre uma reportagem