fbpx

Cobra Jiboia Arco-Íris é capturada debaixo do viaduto da MG-424, no centro de Pedro Leopoldo; Assista!

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Militares da 11ª Cia Independente da PM avistaram uma cobra jiboia Arco-íris na rua São Paulo, debaixo do viaduto da MG-424, no centro de Pedro Leopoldo. A captura da serpente foi realizada durante a madrugada desta quinta-feira (23) pelo Bombeiro Civil Voluntário Denis Valério.

“Eles viram a cobra e sinalizaram a via para proteger o animal e quem estava passando pelo trecho”, contou Denis.

A serpente foi solta em uma região de mata da Unidade de Conservação Estadual, onde seguiu com segurança em seu habitat natural.

Sobre a espécie

A Epícrates, Jiboia Arco-Íris ou Salamanta é conhecida por seu reflexo de cores, mas seu nome científico é “Boa constrictor”. A taxonomia da Jiboia Arco-Íris a enquadra na classe Repetis, na ordem Squamata e na família Boidae. É uma espécie constritora, possui dorso pardo-avermelhado com manchas negras e ventre amarelo, apresenta um brilho intenso e seu comprimento pode atingir aproximadamente 1,5 metros.

A Jiboia Arco-Íris tem origem no território brasileiro e essa subespécie pode ser encontrada especialmente na região Amazônica, mas em outras regiões fora do Brasil também. Devido às suas cores, ficou famosa pelo nome Jiboia Arco-Íris.

A alimentação dessa serpente baseia-se na ingestão de mamíferos roedores, porém, esses animais podem se alimentar também de aves, lagartos e ovos. Essas serpentes localizam suas presas devido à captação de estímulos térmicos, visuais e químicos.

As salamantas usam da estratégia da ‘’espera” para capturar suas presas, ou seja, permanecem em locais frequentemente visitados por essas presas. Quando uma presa aparece, ela é capturada pela Jiboia, que a mata a asfixiando.

Encontre uma reportagem