quinta-feira, 25 de abril de 2024

Contato

COLUNA COM HORA MARCADA: CIÚMES

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Você já sentiu ou sente ciúme? Para os adeptos do senso comum, sentir ciúme é normal e até uma forma de demonstrar amor. O ciúme é uma emoção humana, comum a todos e presente em diversas culturas. É um sentimento complexo, por meio do qual se expressam emoções relacionadas ao medo de perder a pessoa amada, o amigo, a atenção dos familiares, etc.

Normalmente aparece em breves momentos quando alguém se sente inseguro (a) ou percebe a possibilidade de perder seu companheiro(a). A expressão do ciúme costuma ser proporcional ao motivo e é possível guardar para si ou até mesmo falar sobre o assunto, porém, de forma apropriada. Assim como ele surge, vai embora e não causa problemas ao companheiro(a) ou ao relacionamento.

 No entanto, o ciúme pode deixar de ser normal, tornando-se o que Freud (Pai da Psicanálise) chamou de ciúme projetado, quando o sujeito percebe seus desejos no outro. Por exemplo, se alguém acusa o(a) parceiro(a) de traição, quando na realidade é a própria pessoa que trai ou possui esse desejo.

Existem formas perigosas e danosas de sentir ciúmes, às quais denominamos ciúme patológico. A pessoa ciumenta, tomada por este descontrole, torna-se inflexível, causa sofrimento e prejuízo funcional significativo para o(a) parceiro(a).

​O ciúme patológico é composto por sofrimento, riscos e por ideias obsessivas ou delirantes, em relação à infidelidade de seu par. O indivíduo apresenta uma enorme vontade de dominar a vida do outro, tanto emocionalmente quanto de fato. Desta forma, o ciúme está presente a todo tempo, em todo lugar. O(a) ciumento(a) tem certeza de que está sendo traído e o medo que sente é totalmente proporcional a sua imaginação. A dúvida sobre a infidelidade causa muito sofrimento, pois estão presentes inseguranças, culpas, angústias e a ansiedade.

Esta manifestação de ciúme é dolorosa e intrusiva, ou seja, não depende da vontade da pessoa que sofre deste quadro. A situação de dor vivenciada é bastante séria, sendo por vezes demonstrada de forma egoísta e ameaçadora.

Alguns sinais claros de ciúme patológico são:

  • ​Invadir a privacidade por meio de aplicativos espiões no celular ou computador, abrir a correspondência sem autorização, invadir as redes sociais, inclusive e-mail;
  • Seguir o (a) parceiro (a), chegar no trabalho ou na casa da pessoa sem avisar;
  • Fazer intermináveis interrogatórios para tentar pegar a pessoa em contradição;
  • ​​​Cobrar, ameaçar e/ou agredir (verbal, física ou psicologicamente); ​
  • ​​ Conferir bolsas, carteiras, fatura do cartão de crédito e extrato bancário.

Dependendo de como as coisas estejam evoluindo, pensando em preservar sua própria integridade, é importante se afastar. Em casos extremos, é preciso procurar autoridades competentes para denunciar. Jamais se submeta a qualquer forma de violência. Denuncie e busque ajuda de familiares e amigos. Não ignore os sinais. ​

Se você percebe que alguma atitude sua, ou de alguém próximo, tem fugido do controle e vem causando sofrimento, busque por um(a) profissional capacitado(a).

Aline Michelle Santos
Psicanalista Clínica
31-99576-1691

Aline Michelle Santos é Psicanalista Clinica, Palestrante na área de Saúde e Segurança do Trabalho, graduanda de Licenciatura em Pedagogia. Discípula de Freud, Fanon e esposa do Rodrigo. Acredita que a fala é o mais doce remédio contra os males da alma.Contato: 31-99576-1691

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.