terça-feira, 23 de abril de 2024

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COLUNA: Gestão de conflitos: aprender para crescer

Por Dentro De Tudo:

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Quando falamos de grupos de pessoas, é natural falarmos de conflitos. Afinal, é muito comum que ele apareça em algum momento nas relações interpessoais, em qualquer ambiente. Isso acontece porque somos indivíduos únicos e carregamos nossas vivências, crenças, ideias e opiniões, portanto os conflitos sempre aparecerão de alguma maneira.

Uma visão importante que devemos ressaltar aqui, é que nem sempre os conflitos são negativos e devem ser evitados, pois quando são geridos de forma estratégica, proporcionam a ampliação do diálogo, a troca de experiências valiosas, novas oportunidades e mudanças significativas para um negócio. A gestão também propõe uma reavaliação de posturas, alinhamentos e ajustes que permitem o crescimentode uma empresa e de nós mesmos.

Uma pergunta que levantamos é: Como podemos fazer essa gestão e ainda obter resultados positivos?  Primeiramente, devemos entender qual é o conflito e se as partes envolvidas desejamrealmente a solução do problema.

Durante esse processo, é necessário investir na comunicação e na negociação, de maneira que as partes envolvidas sejam integradas e o problema seja resolvido. Isso só é possível por meio de um diálogo aberto e com a figura de um líder para fazer esse intermédio de forma imparcial, visto que o resultado deve ser bom para todos os lados envolvidos. A partir disso, o próximo passo é procurar por alternativas de soluções e posteriormente fazer o acompanhamento desses casos.

Caso você tenha algum problema no trabalho ou em casa, pense em lidar de forma madura nesse contexto, isso vai te ajudar em outros tipos de conflitos que naturalmente surgirão na sua trajetória. 

Lembre-se de que a empatia é fundamental nesse cenário e que, portanto, compreender e respeitar as diferenças de outras pessoas faz toda a diferença. Outro conselho que eu dou é: não queira ser o dono da razão sempre e esteja aberto a aprender com o outro. Isso significa que você deve se posicionar, mas também precisa saber ouvir. 

Quando os conflitos não são gerenciados da forma correta, pode prejudicar o desenvolvimento profissional e pessoal. E o mercado procura cada vez por pessoas cooperativas e que saibam estabelecer boas relações interpessoais. Vale destacar que quanto mais os problemas são postergados, maiores serão as oportunidades de confrontos e de situações desnecessárias que prejudicam o clima organizacional e o desenvolvimento pessoal.

Francielle Rocha – Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

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