COLUNA – Melhoria contínua com o planejamento de vendas

Com um planejamento de vendas estruturado é possível apostar em melhorias constantes dentro de uma empresa. Além de análises e definições de metas, ele é peça fundamental para executar atividades, medir resultados, gerar lucros e melhorar a imagem e reputação de um negócio.

Muitos empreendedores utilizam os dados dos planejamentos anteriores, sem levar em consideração as mudanças dos cenários e isso pode ser um erro fatal. Portanto, separamos aqui alguns itens fundamentais que devem ser observados durante essa jornada. Continue a leitura para saber como criar expectativas reais e alcançáveis com a produção de um plano eficiente e prático!

Antes de definir os objetivos, analise o potencial de mercado, perceba quantas empresas prestam o mesmo serviço que você, quantos possíveis clientes existem e observe as suas vantagens em relação à concorrência. Lembre-se de fazer a Matriz Swot para considerar as suas forças e fraquezas internas, assim como as oportunidades e ameaças externas. Todos esses fatores contribuem para uma visão mais ampla e estratégica em relação ao ambiente em que está inserido.

O próximo passo é observar o comportamento do cliente. Muitas vezes as respostas estão diante dos olhos, por isso é importante buscar entender o seu melhor cliente. Procure observar como ele conheceu a sua empresa, quantas compras foram realizadas ao longo do tempo e qual é o nível de satisfação dele. 

Dessa forma, você encontrará respostas sobre quais são os canais que te trazem mais vendas, quais os pontos de melhorias podem ser desenvolvidos. Assim é possível investir em estratégias para conquistar potenciais clientes e ao mesmo tempo entender como está a sua imagem perante eles.

Chegou então o momento de definir as metas. Coloque em uma balança a quantidade de vendas realizadas e quanto obteve de faturamento, então convide a sua equipe para estruturar essas metas, dessa forma o gestor pode ouvir os funcionários e em contrapartida eles também entendem o quanto a empresa pode crescer. 

Pense também na otimização dos processos de vendas e crie padrões para auxiliar os funcionários. Uma outra forma de manter a motivação é diversificar os incentivos de venda. Além dos incentivos financeiros, aposte em premiações como passeios, jantares e outras táticas para melhorar o desempenho da equipe. É importante ressaltar também que os treinamentos são fundamentais também para que o vendedor se sinta parte e melhore ainda mais o seu desempenho.

Por fim, a última parte de um planejamento é a avaliação dos resultados, que é feita por meio de indicadores. Não importa se o seu negócio é pequeno, médio ou grande as avaliações são fundamentais para realizar os ajustes necessários para a melhoria da performance, dados como ticket médio, volume de vendas, avaliações de atendimento, são métricas muito preciosas que podem mudar completamente a sua forma de gestão. Como está o seu planejamento? Deixa aqui nos comentários as suas principais dúvidas!

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

Publicidade

Previous
Next