sexta-feira, 26 de abril de 2024

Contato

COLUNA – Melhoria contínua com o planejamento de vendas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com um planejamento de vendas estruturado é possível apostar em melhorias constantes dentro de uma empresa. Além de análises e definições de metas, ele é peça fundamental para executar atividades, medir resultados, gerar lucros e melhorar a imagem e reputação de um negócio.

Muitos empreendedores utilizam os dados dos planejamentos anteriores, sem levar em consideração as mudanças dos cenários e isso pode ser um erro fatal. Portanto, separamos aqui alguns itens fundamentais que devem ser observados durante essa jornada. Continue a leitura para saber como criar expectativas reais e alcançáveis com a produção de um plano eficiente e prático!

Antes de definir os objetivos, analise o potencial de mercado, perceba quantas empresas prestam o mesmo serviço que você, quantos possíveis clientes existem e observe as suas vantagens em relação à concorrência. Lembre-se de fazer a Matriz Swot para considerar as suas forças e fraquezas internas, assim como as oportunidades e ameaças externas. Todos esses fatores contribuem para uma visão mais ampla e estratégica em relação ao ambiente em que está inserido.

O próximo passo é observar o comportamento do cliente. Muitas vezes as respostas estão diante dos olhos, por isso é importante buscar entender o seu melhor cliente. Procure observar como ele conheceu a sua empresa, quantas compras foram realizadas ao longo do tempo e qual é o nível de satisfação dele. 

Dessa forma, você encontrará respostas sobre quais são os canais que te trazem mais vendas, quais os pontos de melhorias podem ser desenvolvidos. Assim é possível investir em estratégias para conquistar potenciais clientes e ao mesmo tempo entender como está a sua imagem perante eles.

Chegou então o momento de definir as metas. Coloque em uma balança a quantidade de vendas realizadas e quanto obteve de faturamento, então convide a sua equipe para estruturar essas metas, dessa forma o gestor pode ouvir os funcionários e em contrapartida eles também entendem o quanto a empresa pode crescer. 

Pense também na otimização dos processos de vendas e crie padrões para auxiliar os funcionários. Uma outra forma de manter a motivação é diversificar os incentivos de venda. Além dos incentivos financeiros, aposte em premiações como passeios, jantares e outras táticas para melhorar o desempenho da equipe. É importante ressaltar também que os treinamentos são fundamentais também para que o vendedor se sinta parte e melhore ainda mais o seu desempenho.

Por fim, a última parte de um planejamento é a avaliação dos resultados, que é feita por meio de indicadores. Não importa se o seu negócio é pequeno, médio ou grande as avaliações são fundamentais para realizar os ajustes necessários para a melhoria da performance, dados como ticket médio, volume de vendas, avaliações de atendimento, são métricas muito preciosas que podem mudar completamente a sua forma de gestão. Como está o seu planejamento? Deixa aqui nos comentários as suas principais dúvidas!

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.