sexta-feira, 26 de abril de 2024

Contato

COLUNA – Os pilares da gestão estratégica

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Investir na melhoria contínua de uma organização e definir os caminhos necessários para atingir os objetivos institucionais são algumas das propostas da gestão estratégica. Esse modelo de gestão, que pode ser aplicado em pequenas, médias e grandes empresas, é construído com base em três pilares essenciais: plano estratégico, implantação e monitoramento. 

De forma prática, essa metodologia funciona como um roteiro que trata do desenvolvimento de uma empresa. Para que tenha mais eficiência é necessário que o empreendedor envolva a sua equipe de gestores no processo, o que gera mais envolvimento e comprometimento dos colaboradores.

O primeiro passo é desenvolver um planejamento estratégico. Isso significa que alguns estudos de cenários precisam ser aplicados. A análise SWOT, por exemplo, é uma ótima ferramenta para identificar as forças e fraquezas do ambiente interno e as ameaças e oportunidades do ambiente externo da empresa. 

Com esse tipo de trabalho é possível identificar as principais vantagens competitivas em relação ao mercado e ao mesmo tempo, indicar os pontos de melhoria. 

A próxima etapa é a implantação. Lembre-se que de nada adianta planejar, se não executar o plano. Portanto, após realizar o levantamento e as análises considerando os cenários, o próximo passo é garantir a implantação desse projeto, de modo que o plano não fique somente no campo das ideias e sim que possa ser desenvolvido como esperado. 

Por fim, chega o momento de fazer o monitoramento. Nessa última fase, é essencial analisar os resultados obtidos e compará-los com os resultados esperados. É a partir dessa avaliação que os ajustes devem ser feitos para que sejam mais assertivos.

É perceptível que cada pilar da gestão estratégica se complementa. Só é possível mensurar algo que é implementado, da mesma forma que só é possível aplicar algo com planejamento. Portanto, a união desses fatores é essencial para uma gestão de qualidade e eficiente.

Se você tem um negócio, por menor que pareça, esse tipo de gestão pode ser implantada e gerar resultados precisos para mudanças grandiosas. Muitas empresas se perdem ao longo do caminho, porém com um modelo detalhado de gestão é possível conquistar cada vez mais melhorias que podem criar um diferencial e consequentemente gerar lucros. Invista em seu negócio e na sua gestão!

Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo

Francielle Rocha é Master Coach, Treinadora de equipes, Professora e Palestrante. Graduada em Recursos Humanos, ministra cursos e treinamentos coletivos e individuais nas áreas de Gestão, Liderança, Vendas, Oratória e Desenvolvimento Pessoal. Acredita que cada um tem um diamante dentro de si, que ainda não descobriu, ou ainda não lapidou.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.