Com vagas de emprego em aberto, Sine conta o porquê de pessoas ainda estarem desempregadas

 Com vagas de emprego em aberto, Sine conta o porquê de pessoas ainda estarem desempregadas
Anuncie no Por Dentro de Tudo

Uma conta que parece nunca fechar. De um lado, 14 milhões de brasileiros estão desempregados. De outro, vagas sobrando, inclusive, aumentando o número dessas vagas em aberto pelo termômetro dos Sines (Sistema Nacional de Emprego) localizados em Belo Horizonte. 

Segundo balanço dos Sines municipais de 2021 em relação ao ano passado, o número de vagas ofertadas neste ano já bate 3.223 contra 3.119, número mais baixo do ano passado, o que simboliza, neste segundo ano de pandemia, mais vagas sobrando em comparação a 2020.

Pelos cálculos dos Sines de Belo Horizonte, são, hoje, 140 vagas em sua maioria permanentes, que pedem certa experiência e outras 57 vagas exclusivas para pessoas com deficiência.

Rebeca Pontelo, gerente dos Sines municipais, explica o motivo de as pessoas não estarem ocupando essas vagas.

“Embora nesse ano de 2021 a gente tenha cadastrado mais vagas de emprego do que em 2020, muitas vagas não são preenchidas porque os candidatos não estão nos perfis das vagas. Às vezes, exige uma escolaridade maior ou uma formação acadêmica ou uma qualificação. Então, é muito importante que, quando o candidato estiver fazendo o seu cadastro, que ele preste todas as informações de forma clara, falar os cursos que fez e suas experiências profissionais, para que a gente consiga fazer o casamento entre o perfil da vaga e do candidato”, disse.

Rebeca contou qual é a expectativa para as vagas temporárias diante das datas comemorativas de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo. 

“No fim do ano, há um aumento na disponibilidade das vagas, principalmente na área de vendas, tendo em vista o Natal que se aproxima. É muito importante que quem está procurando uma vaga de emprego, seja ela temporária ou permanente, que faça o seu cadastro no Sine, que compareça presencialmente. Lembrando que o atendimento é agendado. Se não quiser ir ao Sine, temos o aplicativo do Sine Fácil, que dispõe de todas as ferramentas para quem quer se cadastrar e procurar um emprego. O Sine oferta vagas de emprego tanto permanente quanto temporárias”, enfatizou.

A gerente também indicou quais são as áreas mais ofertadas dentro das 140 vagas em aberto.

“O que a gente percebe é que a área de construção civil e de serviços são as que mais demandaram vagas. No entanto, temos vagas abertas para porteiro, serralheiro, eletricista, técnico em segurança do trabalho também”, concluiu.

Para quem precisa dos serviços do Sine de forma presencial, os agendamentos são realizados neste link.

O atendimento presencial já voltou.


error: Conteúdo bloqueado para cópia !!