Foram dois dias de muito conhecimento, capacitação e discussões com o desafio de consolidar ideias norteadoras do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2022/2025. Nesta segunda e terça-feira, 25 e 26 de outubro, a XIII Conferência Municipal de Saúde reuniu profissionais da área, agentes políticos e representantes da sociedade civil para debater o tema “Desafios do SUS durante e pós pandemia da Covid-19”. O evento, realizado no auditório do Unifemm, também foi transmitido ao vivo pela internet.
Após a aprovação do regimento interno, foi proferida a palestra “O Atual cenário da saúde em Sete Lagoas”, com a Referência Técnica da Regulação em Saúde, Cláudia Adriani de Oliveira, seguida de debate entre os participantes. No dia seguinte foi a vez da palestra “Você é o SUS”, com Maria Izabel Braz, Referência Técnica do Controle Social da Superintendência Regional de Saúde, seguida de apresentações e votação das propostas elaboradas pelos sete grupos de discussão, culminando com a consolidação das propostas a serem incluídas no Plano Municipal de Saúde.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, o evento é uma oportunidade de a população participar, colocando as demandas mais urgentes. “Assim, temos a possibilidade de planejar essas sugestões, dentro das nossas condições. Como o evento não ocorreu ano passado em função da pandemia, acredito que temos muito o que discutir”, disse o secretário. “É uma oportunidade que as pessoas têm de discutir as diretrizes governamentais da saúde para o ano que vem, para que possamos buscar soluções na área da saúde, tanto relacionadas à pandemia quanto também no pós pandemia”, completou o prefeito Duílio de Castro.
Além do prefeito e do secretário de saúde, também compuseram a mesa de abertura do evento o vereador Gilson Liboreiro e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gercino José dos Reis. As propostas aprovadas na conferência serão enviadas ao Conselho Estadual de Saúde e apresentadas por delegados municipais, ainda a serem eleitos, em data a ser confirmada.