A nova fabricante nacional de aviões, a Desaer, investirá R$ 685 milhões na implantação de uma unidade em Araxá, com geração de 820 empregos diretos e indiretos.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (3/6), em Araxá, no Alto Paranaíba, do anúncio da implantação da Desaer – Desenvolvimento Aeronáutico, fabricante de aeronaves regionais com capacidade para até 50 passageiros, às margens do Aeroporto de Araxá. É a primeira empresa fabricante de aeronaves deste porte no estado.
O empreendimento demandará investimentos da ordem de R$ 685 milhões e vai gerar 820 empregos diretos e indiretos, com previsão de início das operações em janeiro de 2025. A primeira aeronave que será construída é um avião bimotor com capacidade para 19 passageiros, que pode ser convertida em transporte aeromédico, de tropas ou paraquedistas, patrulha e vigilância.
Durante atendimento à imprensa, Zema lembrou que a Desaer foi disputada por sete estados, e que mais uma vez Minas se sobressaiu pela forma com que trata o investidor. “É uma indústria que causa um grande impacto positivo na economia, pois estamos falando de uma empresa que ofertará um produto com elevada tecnologia e alto valor agregado”, afirmou.
A mão de obra qualificada e especializada foi outra vantagem apresentada pelo governador. “São empregos que demandam uma formação contínua. Isso faz com que outros empreendimentos, como os fornecedores, venham para a região também”, destacou.
Além da Desaer, em Minas Gerais são fabricados helicópteros da Airbus através da fábrica da Helibrás em Itajubá, e historicamente o avião North American Aviation T-6 Texan, sendo construídas 20 unidades em Lagoa Santa sob licença da fabricante americana. A Embraer também tem no estado sua segunda maior força de empregados no país, ficando atrás apenas do seu estado-sede, São Paulo.
Com Informações do Governo de Minas Gerais – Foto/Divulgação – Desaer