A Fernandes Arquitetos Associados é o escritório responsável por assinar o projeto de modernização do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). O projeto prevê a ampliação das áreas comerciais, revisão dos fluxos e processos – que englobam áreas de meio-fio, raio-X, check-ins, restituição de bagagens, salas e portões de embarque. A proposta é preparar o Terminal para os próximos 20 anos de operação.
A intervenção em espaços preexistentes busca o equilíbrio entre a recuperação estilística/estrutural e fatores técnicos e construtivos da obra original, com transformações contemporâneas, que atendam as demandas atuais, sem descaracterizar a arquitetura original – de autoria do arquiteto Milton Ramos.
O novo projeto tem como objetivo promover melhorias nos fluxos operacionais, proporcionar mais conforto, comodidade para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária, além de viabilizar mudanças que valorizem o estado, caracterizando a arquitetura como um meio poderoso de identificação e valorização da história e da cultura mineira.
Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais ricos em tradições culturais, com uma grande variedade de influências. Com isso, o escritório selecionou três fortes elementos de representatividade para guiar a proposta para o novo projeto do Terminal 1: a tradição do barroco, a marcante topografia mineira e o modernismo presente nas formas do projeto original do aeroporto – todos eles também possuem características comuns como a plasticidade, o elemento curvo, a expressividade e a relação com a paisagem.
Os arquitetos também buscaram inspirações em sinergia com o olhar atento para o futuro e, nesse sentido, o próprio edifício existente do Terminal caracterizou-se como importante referência e de base sólida para exploração de suas potencialidades.
Construído há mais de 30 anos, o Terminal 1 têm arquitetura e estética marcadas pelo concreto e, com o projeto de atualização, o intuito é compor harmonicamente as áreas existentes com novos materiais e texturas.
Meio-Fio
Ao longo dos anos, o projeto original recebeu uma série de alterações e algumas adições descontextualizadas. Sendo assim, a escolha dos materiais teve um papel essencial na construção da identidade do edifício.
No acesso do Terminal 1, o novo programa buscou uma afinidade entre o material marcante do concreto original e outros materiais amplamente utilizados nas intervenções mais recentes de todo o aeroporto, além do novo elemento forro, que é integrado ao interior dos acessos à área de embarque/desembarque.
A principal intenção da proposta foi conferir um caráter de unidade formal em toda a fachada do Terminal 1, assim como estabelecer um claro diálogo harmonioso entre o projeto original e as intervenções contemporâneas. Dessa forma, o novo projeto vai resgatar a importância da área do meio-fio como a porta de entrada e primeiro contato do usuário com o aeroporto.
Materiais: Chapa Metálica cor neutra, Vidro, Painel Estrutural TS – Cor Cinza Cobalto, concreto aparente, sistema Baffle metálico – pintura eletrostática cor neutra
Fig1. Meio Fio e Acesso Central
Área de embarque/desembarque
Atualmente, a área de embarque/desembarque já dispõe de uma organização espacial e de fluxos claros. O setor possui grande pé direito e vazios centrais com visuais amplos, que favorecem a orientação dos usuários. Entretanto, uma parte apresenta espaços a serem ocupados e ativados.
As intervenções no saguão são pontuais, mantendo a organização clara dos fluxos ao mesmo tempo em que potencializa e ativa espaços hoje pouco explorados. O projeto luminotécnico terá papel essencial e vai destacar a materialidade do concreto aparente, compondo com o novo fechamento em painel amadeirado, trazendo um elemento estético que unifica toda a sala de embarque.
Como as condições físicas e de insolação não permitem o plantio de espécies de grade porte (árvores ou grandes palmeiras), a solução proposta para a criação de elementos verticais de vegetação foi a introdução de totens metálicos modulares, em estruturas vazadas para suporte de canteiros suspensos. Esses totens têm a base reduzida, circunscrita aos canteiros nos quais serão distribuídos e vão crescendo conforme sobem, como se formassem a copa de uma árvore.
Fig2 e 3. Saguão Embarque/Desembarque
Materiais: Revestimento laminado cor madeira natural, Painel MDF + Laminado, concreto aparente, Porcelanato Cerâmico Amadeirado, granito Branco Fortaleza.
Inspeção de segurança – situação atual
Com a nova reorganização espacial do primeiro pavimento, haverá ampliação da área dos canais de inspeção, concentrados no eixo central da conexão entre os blocos dos lados Terra e Ar. Essa alteração vai possibilitar o aumento de área, absorvendo o crescimento ao longo dos anos, implementando um nível ainda mais alto de atendimento ao usuário.
Sendo assim, esse ambiente ganha destaque como porta de entrada para o lado Ar e funciona como um espaço de transição importante. Introduzindo a materialidade e estética presentes ao longo de toda a sala de embarque, há a inclusão de um novo forro em tom amadeirado.
Materiais: Sistema Baffle Metálico – Revestido em Madeira; Painel MDF + Laminado, concreto aparente, granito Branco Fortaleza, vidro branco e vidro translúcido.
Fig4. Canal de Inspeção e Segurança
Sala de embarque
A intervenção na sala de embarque tem como premissa reorganizar os fluxos, possibilitando o deslocamento eficiente entre os portões, ao mesmo tempo em que estimula os passageiros com uma grande variedade de opções do novo mix comercial, com confortáveis áreas de estar, cafés, restaurantes e varejo.
A nova materialidade busca uma harmonia entre o concreto original, o granito do piso, testeiras das lojas e novos materiais adicionados. Os elementos nos forros, portões de embarque e área de longarinas aliam a funcionalidade desses materiais à intenção de preparar o Terminal 1 para o futuro, ao mesmo tempo, que reforçam características da rica tradição mineira.
Outro elemento marcante é a topografia do estado representada pelas formas orgânicas do forro, instalado nas áreas de espera e de formação de filas junto aos portões de embarque. Cada trecho entre os portões representa no teto a topografia de uma montanha de Minas Gerais.
Materiais: Sistema Baffle Metálico – Revestido em Madeira; Painel MDF + Laminado, granito Branco Fortaleza, Chapa metálica perfurada, chapas de aço Corten, Sistema Forro Personalizado – revestido em madeira.
Fig5 e 6. Sala de Embarque
Portões de embarque
O respeito ao legado da arquitetura moderna do projeto original de Milton Ramos, aliado ao olhar afetuoso às tradições mineiras, tem na sala de embarque o seu momento mais influente. Os portões de embarque de um aeroporto representam a tangente entre o mundo exterior e interior de uma localidade. Nesse cenário, o escritório buscou as diversas contribuições artísticas e arquitetônicas do barroco mineiro com as portas de arte sacra, que marcam esse portal de chegadas e partidas do universo mineiro.
A ideia é que cada portão receba uma aplicação de chapa metálica perfurada fazendo referência às portas das icônicas igrejas de Minas Gerais.
Fig7. Portões Sala de Embarque
Ficha Técnica
Empresa responsável pelo projeto: Fernandes Arquitetos Associados
Cliente: BH Airport
Empresa consultora associada: SETEC Engenharia
Ano do projeto: 2020
Tecnologia: BIM
Área de Intervenção: 83.275,28 m²
Serviços prestados: Projeto de Arquitetura – Retrofit TPS