Minas Gerais registrou quase o dobro de casos da Covid-19 em maio, na comparação com o mês anterior. O levantamento, feito pela reportagem a partir de dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta que foram 58.336 casos em maio deste ano, ao passo aqui em abril o estado contabilizou 30.965 registros. Para se ter uma ideia, apenas nos três primeiros dias de junho, foram quase 20 mil confirmações.
Os dados refletem o crescimento de infecções, já apontado por especialistas, e que preocupa autoridades de todo o país. A boa notícia é que, apesar do aumento dos casos, isso não tem resultado em um crescimento de internações e de mortes em Minas Gerais. Em abril, foram 446 vítimas da doença, ao passo que, em maio, foram 270, uma redução de 39%.
Em Minas Gerais, várias prefeituras têm adotado ações preventivas para tentar evitar uma nova onda de infecções. Nova Lima e Betim, por exemplo, voltaram com uso de máscara obrigatório em escolas. Medidas semelhantes foram elencadas em municípios do Sul do estado, como Botelhos e Poços de Caldas.