sábado, 4 de maio de 2024

Contato

Emagrecimento: planejamento é a chave do sucesso, diz especialista; confira dicas para perder peso 

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Para tudo na vida é preciso planejamento. Dificilmente uma pessoa acorda um dia e pensa “vou comprar uma casa”, ou “vou ter um filho”. Por que seria diferente com a ideia de emagrecer? Para que o plano de perder peso dê certo, o segredo do sucesso também é o planejamento. 

Segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, 57% dos brasileiros estavam com sobrepeso em 2021. E ainda de acordo com o estudo “A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS”, conduzido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aponta que no ano de 2030, 68% dos brasileiros terão excesso de peso e 26% sofrerão de obesidade. 

“Atualmente, são diversos fatores que determinam o número crescente de pessoas com obesidade no Brasil, isso porque realizar as refeições diárias com alimentos pré-prontos e industrializados não fica apenas enquadrado a uma rotina corrida. O diagnóstico dessa condição vem cada vez mais precocemente, já que crianças e adolescentes consomem altos índices de açúcar, sódio e gordura na dieta”, diz a coordenador do curso de Nutrição da Faculdade Pitágoras, Wagner dos Reis. 

A seguir, o especialista elenca cinco dicas para ajudar a quem está lutando contra a balança. 

TENHA UM PLANO 

É importante ter metas realizáveis: ter X quilos para eliminar em X tempo. Dessa forma, com calma e pensando a longo prazo, as pequenas vitórias do processo serão mais bem valorizadas durante o processo. Dietas restritivas podem trazer resultados rápidos, mas o organismo pode recuperar os quilos também em pouco tempo, o que acaba frustrando o indivíduo, que coloca todo o esforço a perder. Devagar se vai ao longe, como diz o ditado. 

ATENÇÃO AO QUE COME 

Quando for ao supermercado, fique de olho nos rótulos! Os primeiros ingredientes de qualquer produto são os mais presentes no alimento. Por exemplo: se um pão é integral o primeiro ingrediente da composição necessariamente deve ser farinha integral. Além disso, procure evitar alimentos gordurosos, calóricos e industrializados e processados (geralmente contém muito açúcar e sal). 

REVEJA HÁBITOS 

É preciso rever alguns hábitos sociais, além dos hábitos alimentares. Se você está buscando emagrecer, deve-se ter cautela para aceitar todos os convites de amigos e familiares para os mesmos programas que costumava fazer antes da decisão de emagrecer, pois é difícil resistir a petiscos e, principalmente, a bebidas alcoólicas, que são costumeiramente consumidas em celebrações e encontros entre amigos. Mas não precisa recusar todos os convites. Organize a frequência desses encontros e modere na quantidade de consumo dos alimentos e bebidas! Equilíbrio é uma palavra-chave.  

TRATE TAMBÉM SEU LADO EMOCIONAL 

O estresse, a depressão e a ansiedade são componentes que podem influenciar bastante na balança. Muitas pessoas acabam descontando na comida seus problemas emocionais, por isso, é importante também procurar tratamento psicológico para identificar possíveis transtornos e doenças emocionais que impactem no aspecto físico. 

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS 

Essa dica vale não apenas para quem quer emagrecer, mas para todas as pessoas. Fazer atividades físicas é bom para manter o peso ideal, equilibrar o estado emocional e a saúde, além de prevenir doenças, melhorar a produtividade e o bem-estar. Mas a atividade física deve ser bem orientada por um profissional de Educação Física.  

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.