Levantamento recente da Folha de S. Paulo aponta que, no início da noite, normalmente quando o público está a caminho de casa, é o momento em que o celular é mais furtado ou roubado na capital paulista. A análise de cerca de 89 mil boletins mostra que entre 19h e 21h59 ocorre um de cada quatro roubos de celulares na cidade, o equivalente a 26,5%. Em Minas Gerais, apesar da redução no número de furtos e roubos de aparelhos telefônicos nos últimos anos, a preocupação ainda é a mesma.
Isso porque, em comparação com 2018, o ano de 2021 apresentou queda nos índices de furto e roubo, conforme dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), compilados a partir dos Registros de Eventos de Defesa Social (Reds). Apesar disso, os montantes ainda são altos, indo de 42.786 ocorrências com roubo de celulares em 2018 para 13.186, uma redução de 69,1%. Os furtos foram de 56.348 para 34.427, representando um declínio de 38,9%.
Em Belo Horizonte, ocorreu o mesmo movimento. Se em 2018, Belo Horizonte teve 15.332 registros de roubos e 18.289 de furtos, em 2021 esses índices foram para 4.690 (-69,4%) e 12.798 (-30,02%), respectivamente.
“São quedas importantes. Mas ainda é preciso cuidado, pois, para além do isolamento social que interferiu consideravelmente nesses dados, visto que as pessoas saíram menos nos últimos anos, os furtos e roubos ainda estão acontecendo neste contexto. Com a volta à normalidade gradativa, esse índice tende a aumentar. Além disso, como ilustra recentes pesquisas, a volta para casa é ponto de atenção também na capital mineira e outras cidades do estado. Com o retorno de diversas atividades ao presencial, os horários de maior deslocamento são perigosos”, alerta Wesley Andrade, Head da Porto Minas Gerais.
Nesse cenário, os seguros de aparelhos telefônicos surgem como bons aliados, já que apenas cerca de 5% dos celulares do Brasil contam com seguro para proteger o aparelho de sinistros, roubos, furtos e quebras acidentais. Não à toa, pensando nisso, o Porto Seguro Celular chegou no estado, com quatro planos disponíveis e 100% digitais, combinando coberturas disponíveis em todo o país e recebendo garantia internacional.
E, conforme Wesley Andrade, o seguro celular é muito importante, principalmente em um cotidiano tão digital quanto o da atualidade, em que os aparelhos telefônicos e smartphones são como “companheiros” de compromissos diários, trabalho, lazer e diálogo. “As pessoas se conectam por meio dos smartphones e tudo que elas precisam se encontra na palma da mão. Por isso, o celular é quase que parte de muitas atividades do dia a dia. E a Porto Seguro quer justamente garantir que os assegurados tenham possibilidades e não sofram com roubos, furtos e quebras”, pontua.