Com muita gente já vacinada contra a covid-19, cresce a importância de monitorar um grupo diferente: o dos assintomáticos. É um outro momento da pandemia, que exige outro tipo de olhar e entendimento sobre a evolução do vírus. Por isso, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) agora se volta para o monitoramento mais específico sobre esse momento.
Até o fim do ano um estudo com assintomáticos vai apontar os caminhos e estratégias mais acertados para o futuro, como explica o chefe do Serviço de Virologia da Funed, Felipe Iani. “A ideia desse trabalho é tentar entender melhor como está comportando o vírus nesse novo momento, então a gente quer saber a porcentagem das pessoas que estão positivas, mesmo sem saber, se essas pessoas foram vacinadas, se existe diferença entre as vacinadas para as não vacinadas, se existe diferença entre as vacinas e se há também diferença do comportamento das variantes que estão circulando neste novo cenário.”
Em Minas Gerais, a princípio, quatro municípios vão participar do projeto: Belo Horizonte, Contagem, Pirapora e Montes Claros.